terça-feira, março 17, 2020

PDT vai à Justiça para tentar obrigar Bolsonaro a ficar em quarentena.

O PDT acionou ontem 2ª feira (16.mar.2020) a Justiça do Distrito Federal, por meio de pedido de medida cautelar, para que o presidente Jair Bolsonaro seja obrigado a entrar em quarentena e fique proibido de manter contato, incitar ou organizar manifestações populares até a volta da normalidade das questões de saúde pública.

O apelo à Justiça se dá em resposta à participação do mandatário em atos de rua a favor de seu governo, no domingo (15.mar). Em seu pedido, o partido argumenta que Bolsonaro colocou cidadãos em risco e desobedeceu a recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Eis a íntegra (721 KB) da petição apresentada pela sigla.

“Não se trata do cuidado com a sua saúde individual, mas com a responsabilidade compartilhada de estar inserido em uma comunidade”, diz trecho do documento.

Em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro chegou a pedir que seus apoiadores reconsiderassem a participação nas manifestações, mas, mesmo assim, no domingo, foi às redes sociais endossar alguns protestos pelo país.

O partido ainda acrescenta: “Registre-se que as condutas irresponsáveis perpetradas pelo excelentíssimo senhor presidente da República ainda amoldam-se ao tipo penal descrito no artigo 268 do Código Penal, a saber: infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena –detenção, de 1 mês a 1 ano, e multa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário