quinta-feira, setembro 10, 2020

Grande incêndio atinge Beirute na mesma região de megaexplosão há um mês.

Um estoque de óleo e pneus na região portuária de Beirute pegou fogo nesta quinta-feira, 10, pouco mais de um mês depois que uma gigantesca explosão devastou o local e uma área residencial ao redor da capital libanesa. A causa do incêndio ainda não foi esclarecida. As informações são da Folha.

De acordo com os primeiras informações, o incêndio começou na zona portuária e criou uma enorme coluna de fumaça negra sobre a cidade, mas não há relato de feridos.

O exército libanês informou que seriam usados helicópteros para ajudar a extinguir as chamas. Ainda não se sabe o que pode ter iniciado o fogo.

Imagens de televisão mostraram bombeiros tentando apagar o incêndio no porto, na mesma região onde armazéns e silos de grãos foram destruídos pela explosão de 4 de agosto.

A imprensa local informou que o exército libanês estava começando a evacuar pessoas na proximidades. Em entrevista ao The Independent, Michel el-Murr, chefe da equipe de busca e resgate do corpo de bombeiros, disse que as autoridades já pediram reforços.

“Não sabemos exatamente o que está queimando, estamos tentando apagar o fogo, mas é muito grande, precisamos de uma mistura de água e espuma”, disse.

O chefe da defesa civil, em entrevista à emissora libanesa AlJadeed, pediu aos moradores que ficassem calmos e disse que o fogo foi contido em um único lugar. De acordo com imagens feitas no local, o fogo está limitado à estrutura de um prédio danificado pelo explosão do mês passado.

Embora não haja relato de mortos ou feridos no incêndio desta quinta, a dimensão das chamas e da coluna de fumaça que pode ser vista a quilômetros de distância deixou os moradores de Beirute em pânico.

“Sou forçado a tirá-los de Beirute, da fumaça e do incêndio que está acontecendo no porto novamente”, disse Majed Hassanein, 49, à agência de notícias Reuters. Ele estava levando sua esposa e dois filhos de carro para fora da cidade.

George Kettaneh, chefe da Cruz Vermelha do Líbano, disse que não há risco de outra explosão como resultado do incêndio e que, embora não haja feridos, algumas pessoas mais próximas da zona portuária estão sofrendo de falta de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário