sábado, setembro 12, 2020

Universidade brasileira cria spray à base de nióbio para desativar coronavírus.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram  uma solução à base de nióbio capaz de proteger superfícies do novo coronavírus. O produto é aplicado em forma de gel ou spray, tem uma ação prolongada por até 24 horas e é capaz de limpar e desinfetar mãos e superficies sem causar reações adversas. 

O produto também se mostrou eficiente na proteção de equipamentos e utensílios em ambientes médicos e odontológicos. 

O produto foi desenvolvido dentro da universidade e registrada por uma startup criada pelo grupo de pesquisadores com investidores privados. A empresa foi constituída no ano passado para estudar aplicações com o nióbio.

A eficácia do produto foi constatada em testes em laboratório de biossegurança e, segundo a UFMG, deve estar disponível no mercado em breve. 

De acordo com o pesquisador Luiz Carlos de Oliveira, professor do Departamento de Química da UFMG, o composto de nióbio atua para desativar o coronavírus 

— Sintetizamos uma forma nova de um polioxoniobato com capacidade de gerar espécies de oxigênio que desativam de forma eficiente uma elevada carga do coronavírus. Essas espécies de oxigênio são liberadas no meio ao se deparar com uma bactéria ou um vírus

Ainda de acordo com o professor, o produto desenvolvido nos laboratórios da UFMG é único no mundo em utilizar compostos de nióbio na forma de gel, sem utilizar solventes orgânicos ou polímeros. É por isso que o produto não compromete a saúde ou o meio ambiente. 

Oliveira afirmou, ainda, que as descobertas com o uso de moléculas de nióbio também poderão ser usadas em produtos de limpeza e cosméticos.

— Em testes preliminares, eles apresentaram excelentes propriedades e ações fungicida, bactericida e virucida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário