quinta-feira, janeiro 20, 2022

RN terá trimestre com chuvas de normal a acima do normal , prevê Emparn.

O cenário é favorável para chuvas durante período de fevereiro a abril de 2022 no Norte do Nordeste brasileiro. Para a região do semiárido do Rio Grande do Norte, o prognóstico é de volumes de normal a acima do normal. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20) a partir da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), que contou com a participação da equipe da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) e de pesquisadores e especialistas de centros estaduais de meteorologia do Nordeste e outras instituições.

“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZTCI) associada ao esfriamento das águas do oceano Pacífico (Lã Niña) são algumas das condições meteorológicas que se apresentam favoráveis para a ocorrência de chuvas no RN no próximo trimestre”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, a condição dos ventos alísios de sudeste e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região foram alguns dos parâmetros que os pesquisadores avaliaram durante a reunião virtual realizada na última quarta-feira (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário