A Prefeitura de João Câmara/RN por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social lançou na sexta-feira (16) a Campanha Maio Laranja. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores marcou o início das ações de conscientização contra a violência praticada contra crianças e adolescentes.
A mobilização busca unir esforços da sociedade civil e do poder público para garantir a proteção integral à infância e juventude.
Dados da campanha apontam que a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
A data central da campanha é 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória de um crime brutal ocorrido em 1973 contra uma menina de 8 anos, chamada Araceli, em Vitória (ES).
O Maio Laranja busca conscientizar a sociedade sobre a importância da
prevenção, da identificação de sinais de violência sexual e da denúncia
desses crimes. A cor laranja simboliza a luta em defesa dos direitos
das crianças e adolescentes à proteção, ao cuidado e à dignidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário