A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou o conceito máximo de avaliação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed 2025), divulgado ontem segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação.
Os cursos de Medicina situados em Natal e na Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó (EMCM) alcançaram nota 5 na avaliação que examina o desempenho discente e subsidia indicadores sobre a qualidade da formação médica no país.
Esta foi a primeira avaliação nacional que examinou 351 cursos de Medicina em todo o país. No Rio Grande do Norte, a UFRN foi a única instituição que alcançou a nota máxima.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou que o resultado alcançado, “é mais um importante reconhecimento para a excelência da qualidade acadêmica dos nossos cursos de Medicina em Natal e no interior”.
O diretor da EMCM, George Dantas, destacou que este desempenho reafirma a solidez do projeto formativo construído coletivamente ao longo dos anos.
“Este resultado é, acima de tudo, reflexo do esforço, do empenho e da dedicação de cada estudante à própria formação e do compromisso ético com a excelência. Registramos também o reconhecimento institucional a todas as pessoas e instâncias que sustentam o curso diariamente: Administração Central da UFRN, Pró-Reitorias, Coordenação do Curso, corpo docente, servidores técnico-administrativos, servidores terceirizados, bolsistas e equipes de apoio, cuja dedicação assegura as condições acadêmicas, administrativas e pedagógicas para que a formação aconteça com qualidade”.
Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade), para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil. O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado pelo Mec e organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Nenhum comentário:
Postar um comentário