quarta-feira, junho 23, 2010

Aprovação do governo Lula segue em nível recorde, com 75%, diz CNI/Ibope


Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva segue em nível recorde, com 75%. No início de junho, o instituto já apontava esse percentual de aprovação.

A avaliação negativa do governo é a menor da série histórica da pesquisa. Apenas 3% dos entrevistados dizem considerar a gestão Lula como "ruim ou péssima". Consideram o governo regular 20% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre 19 e 21 deste mês, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Ela está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 16.292/2010.

O mesmo levantamento mostra a petista Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez liderando a disputa à Presidência, com 40% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 35% e Marina Silva (PV), 9%.

Em um eventual segundo turno, Dilma também bate Serra por 45% a 38%, de acordo com a pesquisa.

Na entrevista espontânea, quando não é apresentada lista de candidatos aos entrevistados, os votos declarados a Dilma (22%) e a Lula (9%), que não é candidato, somam 31%, praticamente o dobro do declarado a Serra, que tem 16%. Marina tem 3%.

Os dados da pesquisa apontam dados favoráveis à petista também em relação à rejeição. A de Dilma caiu de 27% para 23%. A de Serra cresceu de 25% para 30%. A de Marina permaneceu estável, oscilando de 31% para 29%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário