sexta-feira, julho 16, 2010

Animais morrem em massa em cidade de Lagoa de Velhos

A morte repentina de animais está deixando assustada a população do município de Lagoa de Velhos, localizado a 97km de Natal. Segundo denúncia de moradores, desde o dia 3 deste mês, cachorros e gatos estão aparecendo mortos na cidade, e tudo indica que a causa é um veneno conhecido como "chumbinho", produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. O que tem deixado os moradores aflitos é que, além da morte dos seus bichos de estimação, há risco de envenenamento de crianças. Na tarde de ontem, cerca de 15 cachorros foram queimados no lixão próximo à cidade. Segundo os moradores, até os urubus que estão se alimentando dos animais mortos estão morrendo, o que leva a crer, de fato, que estão usando veneno para eliminar os bichos. Informações dos moradores são de que já morreram cerca de 500 urubus.

A estudante Milena Carla de Lira, moradora de Lagoa de Velhos, disse que a população está desesperada. Segundo ela, são cerca de 10 cachorros mortos por dia,além de um número maior de gatos, que a estudante não teve condições de contar. "Os cachorros ficam espumando e se batendo. Todo mundo está revoltado. A gente quer saber que veneno é esse, porque até os urubus que comem os cachorros estão morrendo. Até agora ninguém viu nada, se tem alguém dando veneno para os cachorros. A gente acha que eles fazem isso de madrugada. Sei que as pessoas que ainda têm cachorro vivo está com medo e as crianças estão trancadas dentro de casa", disse Milena.

A administração municipal é apontada, por algumas pessoas, como responsável pelo crime, já que as mortes começaram a acontecer depois que um carro de som anunciou, durante 15 dias, que os donos de animais os retirassem das ruas. "Passaram esse carro que dava essa ordem. Quem tivesse seus bichos recolhesse porque a partir do dia 1º de julho a prefeitura tomaria as providências. Depois desse dia é morrendo gato, cachorro, ratos. Estamos com medo de crianças se envenenarem", argumentou.

O acontecimento se tornou tema de debatesnum site de relacionamentos da internet. Na comunidade "Eu amo Lagoa de Velhos", alguns moradores discutem as possíveis razões das mortes e compartilham a preocupação com os envenementos. O espaço também foi utilizado pelo chefe de gabinete da prefeitura, Osvagrio Ferreira de Oliveira, conhecido na cidade como Vaguinho, para se defender das acusações feitas contra ele. "Fui surpreendido com a informação que um leviano de nossa cidade tem divulgado que eu ordenei a envenenamento de todos os cachorros soltos nas ruas. Quero aproveitar este espaço, para me defender dessa acusação leviana e mentirosa. Jamais faria isso, e estou lutando para tirar sim das ruas todos os cachorros doentes e farei isso a pedido da população", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário