quinta-feira, julho 15, 2010

RN ganha programa de assistência especializada em eletrocardiograma

O Governo do Estado implanta em setembro o programa Telemedicina, que garantirá assistência especializada nos exames de eletrocardiograma em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Com a implantação da Telemedicina, o Governo estará instalando 238 novos eletrocardiógrafos em unidades de saúde dos municípios do Estado.

A Telemedicina atuará, durante as 24 horas do dia, com uma central dotada de equipamentos tecnológicos e com uma equipe de médicos especializados, conectada por telefone, fax e internet, aos postos de saúde de todas as cidades do Rio Grande do Norte. Essa estrutura irá garantir que exames de eletrocardiograma realizados nos postos de saúde – que não dispõem de médicos especializados, sejam encaminhados para a Central da Telemedicina que responderá em dois minutos com seus respectivos laudos.

De posse da leitura do exame e do laudo, o médico do posto de saúde terá condição de fazer o tratamento inicial, e, se for o caso, encaminhar o paciente para um especialista ou um hospital de alta complexidade. Essa ação beneficia o paciente que, em tempo hábil e na sua própria comunidade, recebe o diagnóstico especializado e o tratamento médico eficaz. Beneficia também o sistema de saúde pública do Estado, já que de cada 100 pacientes que procuram atendimento para problemas de natureza cardíaca, 70 têm outro tipo de doença ou não estão enfermos.

“Esse programa irá estender o atendimento especializado para todas as partes do Estado, salvando muitas vidas”, ressalta o governador Iberê Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário