terça-feira, dezembro 14, 2010

Vendas do comércio brasileiro crescem pelo 6º mês

As vendas do comércio brasileiro cresceram pelo 6º mês consecutivo em outubro, tendo registrado alta de 0,4% em relação a setembro. No ano, o volume já alcança elevação de 8,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento ainda mostra o reflexo da expansão da oferta de crédito registrada neste ano, em especial, no setor de móveis e eletrodomésticos, que exerceu a segunda maior contribuição no resultado.

Na comparação com outubro de 2009, esse setor registrou alta de 15,4% nas vendas, enquanto equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram crescimento de 12,6%.

Recentemente, o Banco Central retirou do mercado R$ 61 bilhões para conter a oferta de crédito e frear a inflação que já está neste ano em 5,63%. A tendência é que a partir de janeiro a mudança comece a refletir especialmente nas vendas a prazo e nos financiamentos.

No entanto, como o setor se manteve aquecido durante todo o ano de 2010 os lojistas vivem um clima de otimismo com a possibilidade das vendas serem as maiores da década deste Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário