terça-feira, dezembro 14, 2010

Começa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea começou nesta terça (14) e vai até a próxima terça-feira (21). Em Brasília, uma unidade móvel do Hemocentro ficará nesta terça-feira e amanhã (15) na Câmara dos Deputados para coletar sangue e cadastrar doadores voluntários de medula óssea.

A campanha de doação de medula óssea foi criada pela Lei Pietro, de autoria do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS). No segundo ano de vigência, a Lei Pietro tem o objetivo de aumentar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A lei foi sancionada no dia 22 de abril de 2009 e prevê que anualmente, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea. Nos últimos 12 meses 700 mil brasileiros se cadastraram como doadores.

Hoje, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia - doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante. Pietro, filho do deputado Beto Albuquerque, morreu no dia 3 de fevereiro de 2009, depois de 14 meses de luta contra uma leucemia mielóide aguda. Essa batalha levou o parlamentar a propor a criação desta semana, projeto que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e logo sancionado pelo presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário