segunda-feira, novembro 21, 2011

Lula inicia a 2ª fase do tratamento contra o câncer.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa nesta segunda-feira(21) a segunda fase do tratamento contra o câncer de laringe diagnosticado no fim de outubro. Às 8h, ele deve chegar ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para se submeter à segunda sessão de quimioterapia, exatamente 21 dias após a primeira aplicação do medicamento. A expectativa é de que o ex-presidente durma no hospital para que os médicos possam monitorar efeitos colaterais.

Na quarta-feira passada, Lula raspou a barba e o cabelo, antecipando a queda causada por esta segunda fase da químio. Apenas o bigode foi mantido. A aplicação que será feita hoje tem a mesma intensidade da primeira sessão, mas causa a queda de cabelo e pelos do corpo devido ao acúmulo da medicação no organismo. A ex-primeira-dama Marisa Letícia, que cortou o cabelo e fez a barba do marido na semana passada, vai acompanhá-lo no hospital. O casal deve retornar amanhã a São Bernardo do Campo.

Lula fez exames de sangue em casa, considerados importantes para esta segunda sessão. Ao fim da aplicação, o Hospital Sírio-Libanês deve divulgar um boletim médico, atendendo um pedido do próprio paciente, que exigiu transparência máxima sobre seu estado de saúde. A equipe médica responsável pelo tratamento de Lula não tem conversado com a imprensa, seguindo acerto feito com a direção do hospital.

O tratamento funciona em ciclos de cada 21 dias. A próxima e última aplicação da quimioterapia está prevista para 12 de dezembro. Lula tem recebido uma série de visitas de políticos e amigos. A presidente Dilma Rousseff, o senador José Sarney (PMDB-MA) e o deputado Marco Maia (PT-RS) foram alguns dos que o visitaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário