quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Beco da Lama: rituais de três religiões serão realizados em ato simbólico neste sábado.

Afastar mal olhado, espantar coisa ruim ou fazer mandinga para benzer os chãos do Beco da Lama. É com o propósito de espalhar vibrações positivas no corredor mais boêmio da cidade que a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) resgatará neste sábado a Lavagem do Beco. Os protagonistas do evento serão convocados pela Federação de Umbanda e Candomblé do Rio Grande do Norte e contará com a presença de umbandistas, candomblecistas e juremeiros. Rituais dessas três religiões serão realizados em um ato simbólico e ecumênico a partir das 13h, quando um caminhão-pipa jogará água pelo beco com jeito de avenida.

Incensos, cachimbos, flores, oferendas serão vistos e espalhados pela Rua Dr. José Ivo, no Centro Histórico, conhecida em Natal e alhures pelo nome de Beco da Lama. A diretoria da Samba convida cristãos, agnósticos e ateus para participar do ato. Apesar dos recentes imbróglios de produtores culturais e a Promotoria do Meio Ambiente, em razão da poluição sonora causada pelos shows no local, o presidente da Samba, Augusto Lula, ressalta: "A Samba não entra nessa questão. Queremos apenas reunir diversas tribos, seja de regueiros, umbandistas, sambistas, juremistas para derramar bênçãos e boas vibrações no Beco. E que se espalhe pelas suas adjacências".

Programação.

Após o início da lavagem, às 13h, tem início o ritual de louvação com incensos,às 13h45. Em seguida, começa o ritual de louvação, com rezas aos Orixás e cantos de Pontos de Jurema, às 14h20. Às 15h se encerra o ritual de louvação com o canto oficial da Umbanda. E às 15h30 tem banda de frevo.

Serviço.
Lavagem do Beco da Lama
Onde: Rua Dr. José Ivo (Beco da Lama, Centro Histórico)
Quando: sábado
Hora: a partir das 13h

O que: lavagem simbólica do Beco com rituais de representantes da Umbanda, Candomblé e Jurema e, depois, banda de frevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário