quarta-feira, julho 25, 2012

Campanha no RN alerta para o perigo das hepatites virais.

O lançamento oficial ocorreu em uma solenidade durante a manhã, no auditório do CT-Gás, em Lagoa Nova, com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, da Sub-Secretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Dorinha Burlamaqui, equipe técnica do Programa Estadual de DST/Aids, além de membros do movimento de escoteiros e profissionais da imprensa.

A Governadora Rosalba Ciarlini também destacou a importância da prevenção das hepatites e pediu o engajamento de toda a sociedade. “Quero agradecer o engajamento dos escoteiros, que salvam tantos jovens quando atuam nas escolas como multiplicadores de informações, e pedir o engajamento de toda a sociedade”.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle das Hepatites, Dayse Nóbrega, o objetivo é promover junto à sociedade uma reflexão sobre os perigos das hepatites. “O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do País a lançar a campanha de prevenção”.

Na oportunidade foram apresentados os dados epidemiológicos das hepatites do Estado. No Rio Grande do Norte, 2005 a 2011, foram confirmados 3.016 casos de hepatites virais. Somente no ano de 2011 o Estado notificou 170 casos de Hepatite A, 56 casos de Hepatite B e 79 casos de Hepatite C.

A Hepatite A, transmissão via fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados, acomete principalmente crianças abaixo dos 13 anos de idade. A Hepatite B pode ser transmitida por relação sexual, contato com sangue, arenteral, percutânea e fluídos corporais e atinge em especial a faixa etária entre os 20 e 49 anos. Já a Hepatite C possui maior prevalência em pessoas acima dos 50 anos de idade e a transmissão principal acontece por via parenteral (transmissão vertical rara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário