terça-feira, agosto 13, 2013

Maioria dos internautas não lê termos de uso de redes sociais, diz estudo.

Cerca de 60% dos internautas brasileiros não leem os termos de uso de redes sociais, como Facebook e Twitter, antes de se cadastrar, aponta um novo estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgado nesta segunda-feira (12). Os dados mostram que 60,5% dos entrevistados ignora os termos de uso desses sites, enquanto 39,5% afirmam ler integralmente contratos associados ao cadastro em um site de relacionamentos.

A quantidade de usuários que afirmaram ler os termos de uso na edição 2013 da pesquisa “O comportamento do usuário na internet” é menor do que em 2012, quando 53% afirmaram ler os termos de uso. Contudo, a metodologia de pesquisa, realizada durante o mês de maio de 2013, passou por ajustes para determinar se os usuários liam o conteúdo dos termos de uso integralmente, o que pode ter determinado a queda no resultado.

“Há um aumento da conscientização das pessoas em relação aos termos de uso, mas ainda temos quase 60% que não leem. As empresas precisam simplificar e colocar de forma mais direta os termos e condições de uso”, diz Renato Opice Blum, especialista em direito digital e presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da FecomercioSP.

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