quinta-feira, abril 17, 2014

Barba é atraente quando não está na moda diz estudo.

De acordo com pesquisadores, essas tendências costumavam se repetir em ciclos de três décadas, mas estão mudando mais rapidamente nos últimos anos
De acordo com pesquisadores, essas tendências costumavam se repetir em ciclos de três décadas, mas estão mudando mais rapidamente nos últimos anos (ThinkStock)

Quando há mais homens com barba do que sem, aqueles de cara lisa são considerados mais atraentes — e vice-versa. Essa é a constatação de uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no periódico Royal Society journal Biology Letters e conduzido por estudiosos da Universidade de New South Wales, na Austrália.

Os cientistas mostraram a 1 666 voluntários, a maioria do sexo feminino, 36 imagens de rostos masculinos, nas quais as 24 primeiras eram de três tipos: homens com barba, sem barba ou uma mistura dos dois estilos. Nas doze imagens finais, que eram sempre uma combinação de rostos barbados ou lisos, os participantes deveriam atribuir uma nota à aparência dos fotografados.

A preferência entre homens com ou sem barba dependeu das imagens entregues aos voluntários inicialmente — os que viram fotos de rostos barbados avaliaram como mais atraentes aqueles sem pelo, e vice-versa.

Esse comportamento foi denominado como “dependência da frequência negativa na seleção sexual” e, segundo os estudiosos, é presente em diferentes espécies de animais. “Essas tendências geralmente se repetem em ciclos de 30 anos, mas, com a internet, as coisas estão se movendo muito mais rápido”, disse ao jornal britânico The Guardian Robert Brooks, um dos autores da pesquisa e professor de comportamento animal.

Agora, os pesquisadores estão trabalhando em um estudo que identificará a ligação entre a barba e o conceito de masculinidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário