sábado, janeiro 20, 2018

China constrói maior purificador de ar do mundo

Em Xian, na província de Shaanxi, no norte da China, uma estrutura de estufas com a área de metade de um campo de futebol está ao redor de uma torre com 100m de altura. Pelas estufas, o ar poluído é sugado e, nela, é aquecido pela energia solar. Mais leve, o ar quente começa a subir pela torre central e passa por uma série de filtros. Quando liberado no topo, está purificado.

Embora não esbanje verde, apenas cinza, a construção é uma das apostas da China para diminuir a poluição da região, bastante prejudicada por um sistema energético baseado no carvão como fonte de energia. Devido ao tamanho, a torre foi apelidada de maior purificar de ar do mundo pelos seus construtores, segundo o site chinês South China Morning Post.
 
Ao que parece, a construção faz jus ao nome. Uma pesquisa conduzida pelo Institute of Earth Environment da Academia Chinesa de Ciências indicou que, após o início das atividades em 2017, os níveis de poluição em uma área de 10km² ao redor da torre diminuíram graças aos 10milhões de m³ de ar já filtrados. 


Cao Junji, responsável pela pesquisa, informou que, até em dias altamente poluídos, foi registrada uma melhora moderada dos níveis na qualidade do ar. A redução média das partículas PM2.5, responsável pela poluição atmosférica considerada a mais prejudicial para a saúde, caiu 15% durante a poluição pesada, segundo os medidores instalados em 12 pontos da cidade pelos profissionais.

Uma vez que a torre foi lançada em 2017, dois anos após sua idealização, ainda é cedo para ter resultados conclusivos e do que a torre significaria a longo prazo. Em março, o Institute of Earth Environment deve apresentar um relatório mais detalhado sobre os dados a respeito do impacto ambiental. Espera-se que a construção atinja níveis de despoluição satisfatório e possa inspirar outras áreas altamente poluídas, que necessitam da combinação de sistemas naturais e artificiais para combater a poluição, se inspirem com a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário