quinta-feira, maio 24, 2018

Africanos resgatados no Maranhão querem pedir refúgio ao Brasil

Resgatados em alto mar em São José de Ribamar (MA), os 25 africanos manifestaram para as autoridades brasileiras o desejo de pedir refúgio no país. Eles estão em um abrigo público em São Luís e alegam falta de condições dignas de vida e trabalho em seus países de origem. O barco em que eles estavam foi resgatado no último sábado (19) à noite.

Os imigrantes são homens entre 19 e 35 anos, naturais do Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde. Apenas um deles fala português. Estudantes universitários ajudam na tradução das conversas com representantes da Polícia Federal (PF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

A defensora pública Carolina Balbinott disse que há um esforço para prestar assessoria jurídica para os imigrantes. "Eles manifestaram perante a Polícia Federal e outros órgãos que têm interesse em fazer solicitação de refúgio. A PF está procedendo dessa forma e a Defensoria Pública está acompanhando e buscando outras formas possíveis na legislação para evitar a criminalização e possibilitar a migração deles, de forma regular”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário