sexta-feira, agosto 02, 2019

Governo estadual volta a fornecer órteses e próteses para deficientes.

O fornecimento de órteses e próteses estava parado no Rio Grande do Norte, mesmo com o número expressivo de deficientes físicos que aguardam o atendimento para que possam dar início a uma vida digna. O Governo do Estado, em entrevista concedida para se pronunciar sobre ordem judicial determinando a retomada do serviço, reconheceu a existência de pelo menos 1.900 deficientes físicos na fila de espera.

Para o presidente da Sadef/RN, o próximo passo é seguir a meta de acabar com essa fila. “O Governo do Estado deixou muito clara, em uma entrevista que concedeu, a capacidade de atender a 2.500 pessoas. Portanto, não há razão para que isso não ocorra, especialmente se considerado que os recursos necessários são federais e específicos para este fim, de modo que, por ser verba carimbada, não podem ter outra destinação”, explicou.

Órteses são dispositivos permanentes ou transitórios que auxiliam a função de um membro com algum tipo de deficiência. Como, por exemplo, bengalas, muletas, coletes cervicais, andadores, entre outros. Já as próteses substituem total ou parcialmente algum membro, de maneira permanente ou transitória.

Vendo mais perto a possibilidade de conseguir uma nova prótese, Eder Jofre se anima: “A prótese facilita em tudo na minha vida. Sem ela, perco muita mobilidade e não tenho como fazer coisas comuns do dia a dia, como trabalhar e treinar, por exemplo”, diz o agente de endemias e praticante do Atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário