
José Jerí, de 38 anos e atual presidente do Congresso, foi empossado como novo presidente do país em cerimônia realizada ainda nesta manhã. Ele ficará no cargo até julho de 2026, enquanto o Peru se prepara para realizar eleições gerais em abril do próximo ano. Jerí pertence ao partido conservador Somos Peru e passa a integrar o grupo dos chefes de Estado mais jovens do mundo.
Boluarte enfrentou desde sua posse uma série de protestos reprimidos com violência, que deixaram dezenas de mortos, além de processos por suposto abandono de cargo e envolvimento no escândalo “Rolexgate”, após a revelação de joias de luxo não declaradas. Sem partido próprio e sem apoio popular, sua gestão ficou marcada por crises constantes e pelo avanço do crime organizado.
O novo presidente, Jerí, prometeu adotar uma postura dura contra a criminalidade e a insegurança, principal crítica à ex-presidente. Em seu discurso no Congresso, declarou que “o principal inimigo está lá fora, nas ruas, nas gangues criminosas. Como inimigos, devemos declarar guerra a eles”.
Com a destituição, Boluarte perde o foro privilegiado e poderá ser processada e eventualmente condenada. O Peru, desde 2016, já teve sete presidentes, incluindo Boluarte, com três destituídos pelo Congresso e outros dois que renunciaram antes de sofrer impeachment.
Nenhum comentário:
Postar um comentário