sexta-feira, dezembro 03, 2010

Estudo aponta que um terço dos jovens homossexuais sofre de estresse e depressão

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, com jovens homossexuais, mostrou que ao menos um terço deles apresentou comportamentos depressivos e sintomas de estresse pós-traumático.

Em um grupo de 246 jovens divididos entre lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, de etnias diferentes e idades entre 16 e 20 anos, quase 10% mostraram sintomas relacionados ao transtorno de estresse pós-traumático e cerca de 15% mostraram sinais de depressão. Um terço havia feito uma tentativa de suicídio em algum momento de suas vidas, e cerca de 6% tinha feito uma tentativa de suicídio no ano passado.

O estudo, publicado na edição de dezembro do American Journal of Public Health, é o primeiro a relatar a frequência de transtornos mentais em jovens homossexuais, utilizando critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

O objetivo é não ser alarmista, pois enquanto um terço dos participantes mostram indícios para pelo menos um dos distúrbios mentais, cerca de 70% dos jovens homossexuais não demonstraram qualquer transtorno mental, explica o professor de psiquiatria Brian Mustanki, autor do estudo.

- Uma das descobertas mais importantes do nosso trabalho é que a maioria desses jovens está indo muito bem e não está enfrentando problemas de saúde mental. A grande questão é saber se esses jovens são mais propensos a ter transtornos mentais em relação a outras pessoas. E a resposta é que isso realmente depende de quem você está comparando com eles.

Os pesquisadores também analisaram as diferenças entre os sub-grupos de jovens homossexuais para determinar se um ou outro tinha mais propensão a uma certa doença mental. Mustanski afirma que, de acordo com o estudo, jovens bissexuais tiveram uma menor prevalência de transtornos mentais em comparação com os outros no estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário