terça-feira, novembro 30, 2010

Metade dos estudantes termina o ensino médio na idade errada

Uma pesquisa inédita da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada na semana passada mostra que apenas 4,7 em cada dez jovens concluem o ensino médio com a idade correta. Os dados fazem parte de um estudo do Instituto Unibanco sobre educação.

Os pesquisadores analisaram a faixa etária de alguns grupos de estudantes durante cinco anos, considerando somente aqueles que tinham a idade adequada para o ano escolar.

Em março de 2006, eles coletaram informações dos alunos que estavam no último ano do ensino fundamental (8ª série, na época); em março de 2007, foi a vez dos estudantes do primeiro ano do ensino médio (o antigo colegial); e, em março de 2008, foram as informações do segundo ano do médio. Por fim, em 2009, no mesmo mês, foram analisados os dados do último ano do mesmo nível de ensino.

Os resultados chamaram a atenção dos pesquisadores em alguns pontos. Cem estudantes tinham a idade correta na 8ª série – por volta dos 14 anos -, e passaram a ser 83 no primeiro ano do ensino médio. Ou seja: 17 alunos, por algum motivo, não chegaram à etapa seguinte da escola.

O grupo foi reduzido para 65 estudantes com a idade correta no segundo ano. Quando fizeram a matrícula no terceiro ano do ensino médio, 55 tinham a idade apropriada. E, passado o último estágio do ciclo escolar, em 2010, os pesquisadores averiguaram que apenas 47 alunos, dos cem iniciais, haviam se formado no ensino médio com a idade correta (por volta dos 18 anos).

Quaisquer que sejam os motivos – repetência, abandono escolar ou outro -, as razões do afastamento da sala de aula não foram levadas em conta porque não afetam a pesquisa. O objetivo é analisar a idade dos aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário