Depois de um mês em cartaz na Galeria Newton Navarro, na Fundação Capitania das Artes, com mais de 1,5 mil visitas, a exposição Origens Nordeste Brasil estreia nesta segunda-feira, 9, em Porto, Portugal. A artista plástica Ana Selma Galvão levou 25 obras de arte selecionadas para o Grande Colégio Universal, local da exposição. Em terras lusitanas, a Origens Nordeste Brasil fica em exibição até o dia 23 de maio. São esculturas, máscaras e arupemas em papel machê e papietagem, em que os personagens Lampião e Maria Bonita são os protagonistas.
A artista tem como matéria-prima a reutilização de papel, doado por instituições, empresas e escolas. Durante o mês de exposição na Capitania das Artes, a mostra promoveu quatro oficinas gratuitas, em que os participantes puderam aprender as técnicas utilizadas pela artista. Em Portugal, as aulas serão pagas e a renda será revertida para o Instituto de Oncologia do Porto.
Todas essas iniciativas são integrantes do projeto Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas, que após a exposição no Porto, voltará à ativa no segundo semestre deste ano, quando serão agendadas as oficinas nas escolas natalenses. Todo o projeto conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário