sexta-feira, agosto 05, 2011

Estudante de 13 anos cai de ônibus e morre atropelada em Pau dos Ferros.

A estudante Karla Janaína Correia, de apenas 13 anos, morreu na manhã de ontem, após cair de um ônibus escolar e ser atropelada pelo motorista em Pau dos Ferros, interior do estado. O fato aconteceu por volta das 6h50, na rua Jaime de Aquino, no bairro São Judas Tadeu, próximo ao colégio IV de Setembro. O veículo envolvido no acidente presta serviço para a prefeitura de Pau dos Ferros.

De acordo com as primeiras informações da polícia, o acidente aconteceu quando a porta do ônibus abriu e a menina acabou caindo. O mnte,motorista não teria percebido e acabou atropelando Karla, que ainda chegou a ser arrastada, segundo testemunhas, por cerca de cinco metros. Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros ainda prestou socorro a adolescente, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu antes ao dar entrada no hospital.

O corpo de Karla, que completaria 14 anos em setembro, foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia de Mossoró, onde foi submetido a necrópsia. Uma guarnição do 4º DPRE compareceu ao local do acidente e um inquérito policial será instaurado para apurar as circunstâncias do fato que vitimou fatalmente a estudante.

Jovem é assassinado a tiros em Caicó.

A polícia ainda busca informações sobre o paradeiro do acusado de assassinar na noite dessa quinta-feira(04), por volta das 19h, na zona oeste do município de Caicó, um homem identificado como Amaro da Silva Lopes, 22 anos. De acordo com a polícia, a vítima seguia por um local que liga os bairros do Walfredo Gurgel ao Frei Damião, quando foi surpreendido por um homem em uma motocicleta, que efetuou disparos de arma de fogo e fugiu.

Segundo a polícia, o jovem foi atingido de raspão no ombro esquerdo, o outro no braço esquerdo, e o último no abdômen.Na ocasião, o autor do crime não foi reconhecido por testemunhas e nenhum suspeito foi encontrado durante os trabalhos de dilegências. O corpo de Amaro da Silva foi removido do local do crime para ser necropsiado no Instituto Técnico Científico de Polícia(Itep).

A polícia relatou que familiares confirmaram o envolvimento da vítima com entorpecentes. Eles disseram que nos últimos meses, o jovem havia sido vítima de tentativa de homicídio. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Governo cancela benefício do Bolsa Família para 124 potiguares.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou o benefício de 124 das 366.928 famílias do Rio Grande do Norte inscritas no programa Bolsa Família. As famílias que tiveram o benefício cancelado estão distribuídas em 82 municípios do RN. O motivo da suspensão foi a ausência constante à escola de jovens com idade entre 16 e 17 anos. Para ter direito ao benefício, a família tem que cumprir algumas condicionalidades como, por exemplo, frequência escolar mínima de 85% em cada bimestre do ano letivo.

A coordenadora estadual do Bolsa Família, Rosângela Medeiros, explicou que constantemente os municípios informam que enfrentam dificuldade para manter a frequência escolar, especialmente no caso dos adolescentes. "Na adolescência alguns jovens não entendem a importância da educação e preferem faltar à escola. Os educadores têm que motivar esses jovens a frequentar as instituições educacionais não somente pelo programa, mas principalmente pelo futuro desse adolescente", destaca. Quando ocorre o cancelamento do benefício do Bolsa Família, segundo Rosângela, é porque o MDS detectou ausência desse aluno por quase um ano na escola. (Erta Souza).

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Um homem com100 identidades
Tribuna do Norte: Ação do DEM contra o PSD abre conflito na base aliada
Globo: Dilma troca ministro de Lula por ministro de Lula
Folha: Bolsas desabam e cresce medo de recess mundial
Estadão: Mercado global derrete por temor nos EUA e na Europa
Correio: Dilma demite mais um ministro da era Lula…
Valor: O pior dia desde a crise de 2008
Jornal do Commercio: Lua de mel vira tragédia em Porto
Zero Hora: Críticas à equipe de Dilma derrubam Jobim

quinta-feira, agosto 04, 2011

Lotéricas começam a receber contas de energia a partir desta sexta-feira.

A partir desta sexta-feira todas as casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui do Rio Grande do Norte estarão disponíveis para recebimento das contas de energia elétrica.

O convênio firmado entre a Cosern e a Caixa Econômica Federal autorizando a arrecadação nas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui foi assinado segunda-feira (01) na sede da concessionária de energia.

Após a assinatura do documento, foram realizados trabalhos de adequação dos sistemas operacionais do banco e da Cosern com o intuito de oferecer o serviço com qualidade aos consumidores potiguares.

Com o início da arrecadação nas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, os norte-rio-grandenses poderão pagar as contas de energia nas 170 lotéricas e 285 correspondentes Caixa Aqui do Estado, nas máquinas de auto-atendimento disponíveis para os clientes da CEF e nas 32 agências do banco no Rio Grande do Norte.

Casal morre afogado em Porto de Galinhas.

Um casal morreu afogado no início da tarde desta quinta-feira (4) em Porto de Galinhas, litoral de Pernambuco. O homem, de 23 anos, e a mulher, de 20, foram retirados do mar por banhistas, segundo informações da Polícia Civil. Os dois foram levados para a praia e submetidos a procedimentos de reanimação.

O delegado Paulo Rameh disse que o casal era de Brasília e que o hotel onde estavam hospedados desde o dia 29 informou que eles estavam em lua de mel. Rameh não localizou nenhuma testemunha que tenha visto o casal se afogando ou pedindo socorro.

"Porto de Galinhas tem duas praias de mar aberto e ondas fortes, Maracaípe e Cupe. Eles estavam no Cupe. Em algumas épocas do ano, o mar é muito forte. Estamos no inverno do Nordeste. Tem muito vento, muita chuva, o mar fica revolto, escuro, não fica tão claro. Não sabemos as circunstâncias exatas, se um dos dois passou mal", disse.

Adriano faz fisioterapia e rápido treino.

Adriano, enfim, vai se aproximando de estrear pelo Corinthians. Nesta quinta-feira, o Imperador calçou chuteiras pela primeira vez desde a lesão no tendão do pé esquerdo e treinou no gramado do CT Joaquim Grava, zona leste de São Paulo. Ele já havia encontrado rapidamente a bola na quinta-feira passada, durante um trabalho, descalço, na caixa de areia. Desta vez, foi submetido a uma atividade mais intensa.

O centroavante realizou, por cerca de 15 minutos, um treinamento de força acompanhado dos fisioterapeutas Bruno Mazziotti e Caio Mello. Preso por um elástico, ele tinha de dar passos largos. O exercício é utilizado para coordenar novamente as passadas, com carga um pouco mais elevada daquela que vinha sendo imposta.

Riachuelo abre 60 vagas de trainees.

A Riachuelo, rede varejista de moda, está com inscrições abertas para 60 vagas de trainees. As oportunidades são para jovens de todas as regiões do país, que possuem curso superior completo ou que estão cursando o último semestre da graduação em administração, economia, engenharia, moda, comunicações e áreas correlatas (conclusão da graduação entre julho de 2007 e julho de 2011). Atualmente, cerca de 90% dos executivos da rede iniciaram sua carreira por intermédio do programa.

Com duração entre 12 e 18 meses, o Programa de Trainees da Riachuelo oferece três possibilidades de carreira: gerente de loja, gerente de produto e gerente de planejamento. É desejável fluência em inglês, além de disponibilidade total para residir em outras cidades e estados brasileiros e talento para administração comercial e gestão de pessoas. A rede prioriza profissionais com disponibilidade de construir carreira em âmbito nacional.

As inscrições devem ser feiras pelo site www.riachuelo.com.br até 11 de setembro. O processo seletivo será composto de inscrições; análise eletrônica de currículos; testes online; dinâmicas de grupo; painel de competências com gestores; entrevista final com a diretoria; entrega de documentos para admissão. O início das atividades está previsto para janeiro de 2012. Ao final do programa, o trainee assume um cargo de gerente.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Natal liberada para receber verbas da Copa
Tribuna do Norte: TCE aponta aumento de dívida e gastos irregulares
Folha: Dilma reduz IPI de carro nacional e sobe o de cigarro
Globo: Impasse nos Estados Unidos já custou 2.6 bilhões de dólares
Estadão: No Brasil famílias ainda se recusam a doar órgãos
Correio Braziliense: Brasileiro perde coma crise aqui e lá fora
Jornal do Comércio: Recife vai liberar sinais após as 22 horas
Zero Hora: Hackers derrubam site da Assembleia em apoio a músico

quarta-feira, agosto 03, 2011

MEC proíbe instituições não educacionais de oferecerem cursos de pós-graduação.

O Ministério da Educação (MEC) publica amanhã (4) novas regras que restringem a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (curta duração). A partir de agora, instituições não educacionais – como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais –, que antes eram autorizadas a oferecer especialização, não receberão mais o reconhecimento do ministério. Cerca de 400 instituições não educacionais tinham esses cursos e 134 esperavam autorização do MEC para funcionar. A resolução que determinou as mudanças foi elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo ministro Fernando Haddad.

No caso da pós lato sensu, para receber o credenciamento especial do MEC, as instituições não educacionais tinham que atender a algumas exigência como carga horária mínima de 360 horas e pelo menos 50% do corpo docente formado por mestres ou doutores. Para criar um mestrado profissional , as regras são diferenciadas. A resolução da Capes que regula a modalidade fala apenas em “ apresentar, de forma equilibrada, corpo docente integrado por doutores, profissionais e técnicos com experiência em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e à inovação.”

Fonte: Agência Brasil.

Santos quer inscrever Pelé no Mundial de Clubes no final do ano.

Focado na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, realizado no final do ano, no Japão, o Santos poderá contar com um reforço de peso em seu plantel. Em uma jogada de marketing ambiciosa, a diretoria do Alvinegro Praiano cogita inscrever o ex-jogador Pelé para a competição.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro convidou o maior ídolo santista para a competição durante uma reunião entre os dirigentes do clube, porém, em tom de brincadeira. Pelé, ainda na ocasião, se mostrou surpreso com a proposta e disse que precisaria treinar para entrar em campo.

Entretanto, o departamento de marketing do Peixe não descarta a possibilidade de inscrever Pelé para a disputa em solo asiático. "Não duvide de nada", disse Armênio Neto, gerente executivo de marketing do Santos.

Neto ainda revelou que vem conversando com o ex-jogador, buscando novas formas de aproximá-lo ainda mais da equipe. "Mas depende também da vontade de Muricy. Se ele achar que o Pelé é um reforço para o time, por que não?", encerrou.

Forrozão Canários em Morada Nova - Taipu.

A galera pediu e o Forrozão Canários atendeu!

Vem aí neste dia 27 de agosto, a volta do Passarinho mais balançado- Forrozão Canários na comunidade de Morada Nova no município de Taipu- RN.

O evento acontecerá no clube do nosso amigo Zé Carlos.

A partir das 22:00 horas, com muito forró pé de serra.

Valeu, agente se encontra lá!

Justiça reduz valor de pensão alimentícia paga por Zé Elias.

A Justiça de São Paulo reduziu o valor da pensão alimentícia paga pelo ex-jogador Zé Elias aos dois filhos que tem com a ex-mulher. Em decisão publicada nesta terça-feira (2) no Diário da Justiça Eletrônico, a juíza Graciella Salzman, do Fórum de Barueri, reduz para um salário mínimo o valor a ser pago a cada filho. O ex-jogador está preso desde o dia 21 de julho na carceragem do 33º Distrito Policial, em Pirituba, pelo não pagamento da pensão.

Casos de violência no RN preocupam deputado.

Os constantes casos de violência no interior e na capital do RN recentemente noticiados pela imprensa, foram tema do pronunciamento do deputado Fábio Dantas (PHS), na sessão plenária desta quarta-feira, 3.

O parlamentar manifestou preocupação com os constantes ataques a caixas eletrônicos e informou que é de sua autoria um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da manutenção de segurança privada próximo aos terminais.

Ainda com relação a este tema, Fábio Dantas propôs a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar os concursados da Policia Militar e dos suplentes do Corpo de Bombeiros, em uma reunião na próxima terça-feira (9) no Gabinete Civil do Estado.

Pesquisa mostra que brasileiro tem pouca informação sobre finanças.

Apenas 31% dos brasileiros poupam dinheiro pensando na aposentadoria e 44% investem dinheiro todo mês. Além disso, 40% dos clientes de bancos usam mais a poupança como conta-corrente do que como investimento para o futuro. Essas são algumas das conclusões de um estudo divulgado hoje (3) pela Comissão Nacional de Educação Financeira (Conef).

De acordo com a pesquisa, 30% dos brasileiros pagam apenas a parcela mínima do cartão de crédito, quando sua situação financeira aperta, e 44% pediram dinheiro emprestado nos meses que antecederam a pesquisa.

Entre os brasileiros que têm menos de três anos de estudo, 47% deles preferem pagar um número maior de parcelas, muitas vezes sem perceber que elas embutem juros maiores.

O estudo foi realizado em 2008 para subsidiar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, lançada hoje, que tem por objetivo ensinar estudantes e adultos sobre como poupar, investir, se preparar para a aposentadoria e escolher o melhor crédito, entre outras decisões financeiras.

Depósitos na poupança superam depósitos em R$ 2,5 bi em julho.

Os depósitos superaram os saques em caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal em R$ 2,5 bilhões em julho. Segundo o banco, essa é a maior captação líquida positiva de 2011 e a maior dos últimos dez anos.

O saldo da poupança da Caixa ficou em R$ 139 bilhões, mantendo mais de 34% de participação no mercado. Em julho, o banco superou a marca de 42 milhões de cadernetas de poupança ativas.

A instituição está investindo na divulgação da poupança, especialmente com a campanha “Poupançudos do Rock”, que apresentou uma “versão roqueira” para os mascotes criados em 2006.

Para a Caixa, a poupança é uma importante meio de se iniciar o contato com o universo financeiro, tendo em vista a facilidade de acesso e movimentação que oferece.

Estresse elevado pode provocar queda dos cabelos.

De origem emocional ou física, a queda de cabelos é comum nos dias de hoje. O estresse, problema de grande incidência na sociedade atual, é apontado como um dos maiores responsáveis pela queda capilar, aumento da secreção sebácea e dermatites. “Para tratar a queda do cabelo de fundo psicológico, é necessária uma ação simultânea de vários profissionais, como psicólogos, terapeutas capilares e até, em alguns casos, neurologistas”, explica Patrícia Maciel, pioneira em Terapia Capilar no Brasil.

Patrícia explica a relação entre o estresse e a queda de cabelo: “O estresse baixa a imunidade do organismo, deixando-o suscetível a vários desequilíbrios, entre eles o do couro cabeludo”. Dentre os fatores orgânicos que causam a queda de cabelos, estão a desarmonia hormonal, que eleva a produção da diidrotestosterona (DHT); descontrole sebáceo, hereditariedade, problemas endócrinos e hábitos como exposição solar sem proteção, alimentação inadequada e até falta de atividade física.

Luiz Antônio é hoje o nosso aniversariante do dia.

Luiz Antônio - João Câmara/RN.
Meu amigo Luiz completar mais um ano de vida, é uma dádiva divina, é se sentir amado por Deus, por Ele ter te dado um novo ano pra sonhar, pra ser feliz, pra realizar tudo que você sempre desejou.

Fazer aniversário é muito mais que esperar presentes, é querer e pedir a Deus que te conceda muitos e muitos anos de vida pra que você possa realizar todos os seus desejos de paz, de realização, de expectativa, de amor e de esperança num mundo melhor.

Por isso eu venho nesta mensagem te desejar nesta data, que você seja hoje e sempre a melhor pessoa do mundo, pra você e pra todos que o cercam e tem este imenso carinho por você e que hoje fazem questão de estar ao seu lado.

Porque é nestas horas que conhecemos nossos verdadeiros amigos.

Amigo não é aquele que vem só pra te dar um presente ou só pra cumprir a obrigação de te cumprimentar.

Amigo é aquele que vem dar aquele abraço, que só um amigo é capaz de dar e neste abraço, te dizer coisas que só são ditas a um verdadeiro amigo.

Isso sim é um verdadeiro presente de aniversário.

E é exatamente este abraço que eu quero que você sinta hoje, neste dia tão especial em sua vida, que sou feliz por ter sua amizade.

Que Deus o abençoe e o proteja sempre.

Parabéns é o que deseja esse seu humilde amigo Valdemar Tibá!!!

Terceira chamada do Prouni se encerra nesta quarta-feira.

Os candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer hoje às instituições de ensino para as quais foram selecionados e comprovar as informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do programa. Para o 2º semestre, foram disponibilizados 92 mil benefícios.

Sexo entre amigos pode ser uma má idéia.

A relação sexual entre amigos, sem a existência de qualquer tipo de compromisso pode parecer ser uma boa idéia. Porém, pesquisadores afirmam que esse tipo de comportamento pode ser mais complicado do que as pessoas imaginam.

Os ‘amigos com benefícios’ são pessoas que decidem manter a amizade, mas exploram também um relacionamento sexual. Para a pesquisadora Rebecca Plante, “amigos com benefícios é uma forma de explorar uma sexualidade dentro de uma amizade, uma moldura existente de algum carinho e conhecimento um do outro”.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida na Ithaca College (EUA), as pessoas entrevistadas escolhiam participar dessa prática por não compreenderem bem seus sentimentos, por já terem relacionamentos longos em outro lugar ou por não terem tempo de manter relações amorosas longas e essas serem muito trabalhosas.

Os resultados da pesquisa mostram que muitas vezes os resultados da amizade com benefícios não são os esperados. É comum que passe a existir um estranhamento entre os amigos, podendo tornar o contato entre essas pessoas menos frequente ou até mesmo causando o fim da amizade.

Para Rebecca Plante, isso pode ocorrer porque apesar de a sexualidade ser abordada abertamente, a intimidade sexual não é discutida de forma apropriada. “Múltiplos meios retratam o sexo, mas isso não significa que os indivíduos obtêm alguma educação em como entender o que eles querem sexualmente, romanticamente e intimamente”, explica ela.

Fonte: Bol.

UFRN abre seleção para Instituto Metrópole Digital.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu o Processo Seletivo 2012 para o Curso de Formação Técnica em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital. As inscrições iniciadas no último dia 1º de agosto, podem er realizadas até o dia 4 de setembro, por candidatos que estejam matriculados ou tenham concluído o Ensino Médio, com faixa etária entre 15 e 18 anos.

Além disso, os cursos oferecidos pela UFRN serão gratuitos, e o candidato classificado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 161. Os cursos serão oferecidos em 3 turnos (manhã, tarde e noite), em Natal, em locais a serem definidos.

Para se inscrever, o candidato deverá, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento de identificação, em en seguida preencher todos os campos do Formulário de Inscrição, presente no endereço http://www.metropoledigital.ufrn.br/.

Brasileiro de 17 anos vence Olimpíada Internacional de Informática.

Se concorrer no mercado de trabalho para um adulto, formado e aparentemente seguro é uma tarefa difícil, está na hora de aprender com o paraibano Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza. O estudante conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na IOI (Olimpíada Internacional de Informática), realizada na cidade de Pattay, na Tailândia.

Classificado entre mais de 300 participantes de 80 países, Felipe atingiu uma marca que é um sinônimo de orgulho para qualquer pai: conseguiu 598 de 600 pontos possíveis nos testes. A viagem do “pequeno gênio” à Ásia foi apoiada pela Fundação Carlos Chagas e, além dele, outros três competidores da equipe brasileira trouxeram na bagagem suas medalhas de bronze: Renato Ferreira Pinto Júnior e Marcos Massayuki Kawakami, de São Paulo, Caíque Porto Lira, do Ceará.

Eles contribuíram para que o Brasil ficasse à frente de países tradicionalmente vencedores na categoria, como Inglaterra, França, Canadá e Alemanha no quadro de medalhas.

Coxa de frango frita na panela de pressão.

Ingredientes.
4 coxas médias de frango
4 dentes alho
2 batatas médias
1 1/2 xícara (chá) Azeite de Oliva Espanhol (para fritar)
1 colheres (chá) sal

Modo de preparo.
1 - Lave as coxas, seque. Descasque os dentes de alho. Lave as batatas, descasque-as e lave novamente. Corte-as em rodelas de 1 cm.
2 - Coloque em uma panela de pressão as coxas de frango, o alho, as batatas, o azeite de oliva e o sal. Tampe a panela, leve ao fogo por 15 minutos ou até o frango dourar.
3 - Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a.
4 - Retire a coxa de frango e as batatas com cuidado e escorra bem. Sirva em seguida.

Escolas do RN ainda não concluíram o censo escolar 2011.

O prazo final para conclusão do Censo Escolar 2011, se encerra no próximo dia 14 de agosto e mais da metade das escolas do Estado ainda não enviaram os dados. O Censo 2011, teve início no dia 25 de Maio, mesmo assim, 50,50% das escolas do Rio Grande do Norte ainda não concluíram as informações. Após o fechamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai abrir um novo prazo de trinta dias apenas para as escolas que cumprirem o prazo corrigir informações. As que perderem podem sofrer com perdas de recursos financeiros.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep, porém apenas há dois anos o sistema de informações é on-line. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação e cultura, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Comissão da AL aprova volta da reeleição
Tribuna dói Norte: Câmara de Natal não consegue fazer CEIs funcionarem
Globo: Governo vai gastar até 25% mais para proteger indústria
Folha: EUA e pessimism global fazem mercados desabar
Estadão: ‘É só primeiro passo’, diz Obama após evitar calote
Correio: Indústria terá ajuda para enfrentar crise
Valor: Governo anuncia renúncia fiscal de R$ 24 bi para ajudar indústria
Estado de Minas: Pacote de Dilma tenta reaquecer indústria
Jornal do Commercio: Mais imposto para cartão de crédito
Zero Hora: Plano socorre móveis e calçados gaúchos

terça-feira, agosto 02, 2011

Arsban abre inscrições para curso de formação em saneamento básico.

A Prefeitura de Natal, por meio da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), está selecionando candidatos para ministrar cursos de introdução ao saneamento básico nas comunidades de Natal. Os candidatos selecionados farão um curso de formação preparatório, de 24 de agosto a 28 de setembro, com aulas as 4ª feiras, das 19 às 22h, e sábados das 9 às 12h.

As inscrições para o Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Saneamento Básico, que oferece 30 vagas, serão realizadas de 05 a 19 deste mês, na sede da Arsban. O curso é destinado aos candidatos com 2º grau completo, que possam estar matriculados ou formados em curso superior nas áreas afins ao saneamento.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar Currículum Vitae, contendo minimamente as seguintes informações: nome, identidade, endereço e escolaridade; informações sobre cursos na área de saneamento básico ou meio ambiente, e de trabalhos sociais realizados.

Ao final do curso de formação, a Arsban selecionará 12 alunos que se comprometerão a ministrar o curso introdutório, acima referido, nas comunidades. Os cursos introdutórios serão realizados de 10 de Outubro a 5 de Novembro deste ano. Cada instrutor selecionado se comprometerá a ministrar o curso para uma turma.

O curso introdutório terá 45 horas de duração, contidas em três semanas seguidas de aulas, a partir de 10 de outubro, de 2ª a 6ª feira, das 19 às 22h, além de uma aula de visitação a instalações de saneamento básico, no dia 5 de novembro. O instrutor que for selecionado receberá a quantia de R$ 950,00 pelo curso ministrado.

Os candidatos interessados deverão se dirigir a sede da Arsban, a Rua Dr. Poty Nóbrega, 344, em Lagoa Nova ou entrar em contato pelos telefones 3232.9316 ou 3232.4950.

Jovem agride padrasto de 70 anos a pauladas e é preso em Maxaranguape.

O delegado responsável pelos municípios de Extremoz e Maxaranguape prendeu na tarde de ontem segunda-feira (1), por volta de 14h30, um jovem identificado como Joel da Silva de Andrade, 22 anos, acusado de tentativa de homicídio contra o seu padrasto identificado como Francisco Alves de Andrade, 70 anos, vítima de golpes de estaca de madeira na região da cabeça.

Segundo o delegado Silva Junior, o acusado foi preso depois da agressão através de denúncia de familiares. A polícia ainda não confirmou a causa do crime, mas informações da família dão conta que a agressão foi praticada sem motivo aparente. Os familiares do acusado também confirmaram que Joel da Silva Andrade é usuário de drogas e estava iniciando a venda de entorpecentes dentro da residência. O jovem também é acusado de participação em pequenos assaltos na região. Ele foi autuado por tentativa de homicídio.

Francisco Alves de Andrade está internado em coma no hospital Walfredo Gurgel, na capital potiguar

Polícia Civil do RJ encerra inscrições de concurso nesta terça.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) encerra nesta terça-feira (2) o período de inscrição para os interessados em participar da seleção que oferece quatro vagas e formação de cadastro reserva no cargo de piloto. O salário, de acordo com o edital de abertura, é de R$ 4.342,98.

Para participar da seleção, o candidato deverá possuir certificado de habilitação técnica para aeronave tipo H-350. A empresa responsável pela organização do certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O certame será composto por duas fases. A primeira contará com quatro etapas: prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico. Já a segunda contará com curso de formação profissional e investigação social. As datas de aplicação dos exames serão oportunamente divulgadas.

As inscrições podem ser feitas pelo site da organizadora. O cadastro também poderá ser feito pessoalmente na Acadepol - Rua Frei Caneca nº 162, Centro - Rio de Janeiro, das 10h às 16h no mesmo período. A taxa de participação é de R$ 100.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: R$ 758 milhões para melhorar trânsito em Natal Tribuna do Norte: Prefeitura espera por juiz e lista de pendências aumenta
Globo: Na Câmara, Obama aprova o acordo com aliados divididos
Folha: Sob crítica, plano anticalote dos EUA passa na Câmara
Estadão: Acordo nos EUA indica fragilidade e derruba bolsas
Valor: Plano Brasil Maior sai e desonera folha de salários
Estado de Minas: Dívida de Minas vira bomba-relógio
Zero Hora: Triplica devolução de armas no Estado

segunda-feira, agosto 01, 2011

Quico diz que namorou Florinda.

Carlos Villagrán (67), conhecido mundialmente pelo personagem Quico, de Chaves, causou polêmica ao declarar em um programa de televisão do Peru que teve um romance com Florinda Meza (63), a famosa Dona Florinda. Na vida real, a atriz é casada com Roberto Gómez Bolaños (82), o diretor, produtor e astro principal do seriado mexicano.

O suposto triângulo amoroso pode explicar a rivalidade que existe entre Villagrán e Bolaños. O criador de Chaves chegou a despedir o ex-colega de elenco do programa e tentou restringir os direitos do personagem Quico.

"Não vou negar. Foi durante as gravações de El Chavo del 8 e há muito tempo", revelou Villagrán.

Proposta proíbe corte de água e luz antes de 60 dias de atraso.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 495/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que só permite o corte no fornecimento de água e energia elétrica após 60 dias de atraso no pagamento.
A proposta estabelece que, quando a fatura estiver atrasada em 30 dias, as empresas deverão enviar ao consumidor correspondência com o aviso da possibilidade de corte no fornecimento após novo atraso por período equivalente.
Conforme a proposta, as empresas que não observarem esses prazos ficarão sujeitas à devolução em dobro aos consumidores do valor das faturas em atraso, sem prejuízo de outras sanções administrativas previstas em lei.
A proposta estabelece ainda que o corte dos serviços somente poderá ser realizado na presença do consumidor ou de seu representante legalmente habilitado. Para quitar o débito, o consumidor ficará sujeito a multa máxima de 2% ao mês.
O autor da proposta afirma que o objetivo é estabelecer regras mais razoáveis para garantir aos consumidores a continuidade da prestação dos serviços essenciais, que são serviços públicos, exercidos em nome do Estado.
“É uma verdadeira afronta ao cidadão a realização de cortes no fornecimento de serviços essenciais aos consumidores inadimplentes, justamente em momentos de maior dificuldade na vida desses cidadãos”, defende.

Idoso de 71 anos morre atropelado na grande Natal.

A Policia Rodoviária Federal (PRF) registrou na última sexta-feira (29/7), um acidente de trânsito envolvendo um idoso de 71 anos na BR 304, próximo no município de Parnamirim. Por volta das 7h, o idoso Antônio Silvestre da Penha, passava pelo Km-306,7, quando foi atropelado por um veiculo tipo Parati de Placa NNP.6453. A vítima não suportou o impacto e acabou morrendo no local.

Fonte: D/O.

Recém-nascido é achado em calçada de Paraguaçu-MG.

Um recém-nascido foi abandonado em uma calçada na cidade de Paraguaçu (MG), ontem. A criança, que estava enrolada apenas em uma blusa, foi encontrada por uma mulher que voltava do trabalho, na Avenida Glauco Prado Leite, no bairro Nova Paraguaçu. Ela chamou a polícia, e a criança foi socorrida e levada para o Hospital São Francisco de Assis. O menino passa bem, mas ainda não há previsão de alta.
O Conselho Tutelar também foi acionado. A Polícia Militar informou que os pais do menino ainda não foram identificados. A Polícia Civil investiga o caso.

Presidente Dilma destaca ações prioritárias para o Nordeste.

A presidenta Dilma Rousseff destacou hoje (1º) as ações prioritárias anunciadas pelo governo na semana passada para o Nordeste. Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou estratégias nas áreas de saneamento, educação, saúde e agricultura familiar.

Segundo Dilma, a expectativa com o programa Água para Todos é obter o mesmo resultado alcançado pelo programa Luz para Todos, que fornece energia elétrica para 2,8 milhões de moradias em todo o país.

“Essas pessoas saíram da época do candeeiro e passaram à modernidade, com a luz elétrica. O Água para Todos vai levar também água para todo mundo no Semiárido Nordestino, beneficiando 750 mil famílias que vivem em áreas rurais”, disse.

De acordo com a presidenta, o governo pretende ainda apoiar a produção de 250 mil famílias de agricultores familiares extremamente pobres até 2014. Ela afirmou que já foram autorizadas contratações de técnicos rurais para auxiliar os agricultores no plantio.

“Além de orientação técnica, essas famílias vão receber sementes de qualidade produzidas pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e R$ 2.400 para investir na terra e melhorar a sua produção”, explicou.

Dilma destacou também uma parceria firmada com redes de supermercados locais para a compra e a venda de produtos provenientes da agricultura familiar. Os estabelecimentos já comercializam farinha vinda de Alagoas, laranja de Sergipe e geleias e doces da Bahia. O orçamento do governo para a compra desses produtos, segundo ela, deverá chegar a R$ 793 milhões.

Na área de saúde, serão construídas 638 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Nordeste. Outras medidas incluem a realização de mais de 7 milhões de consultas, a entrega de 3 milhões de óculos para estudantes do ensino fundamental e do programa Brasil Alfabetizado e o fornecimento de quase meio milhão de próteses dentárias.

Marinha abre concurso com 800 vagas para nível técnico.

A Diretoria de Ensino da Marinha divulgou Edital para o Processo Seletivo do Corpo Auxiliar de Praças (CAP). São cerca de 800 vagas, para candidatos com Nível Médio Técnico completo, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 24 anos, distribuídas entre as seguintes profissões: Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Estatística, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Metalurgia, Meteorologia, Mecânica, Motores, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Química, Radiologia Médica, Secretariado e Telecomunicações.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 1º de agosto no site www.ensino.mar.mil.br ou em uma das Organizações Militares da Marinha, distribuídas em todo o território nacional. A taxa é de R$20,00. As provas estão previstas para novembro de 2011. O salário inicial na graduação de Cabo é de R$1.950,00.

Viciado em videogame morre após jogar 12 horas sem parar.

Com informações de O britânico Chris Staniforth, de 20 anos, morreu com coágulos no sangue depois de ficar jogando Xbox por 12 horas a cada sessão. O jovem sofreu um bloqueio pulmonar quando desenvolveu uma trombose venosa profunda. Seu pai David, 50, declarou ao jornal The Sun: "como pai, você acha que jogar videogame não pode fazer mal algum aos seus filhos, porque você sabe o que eles estão fazendo. Crianças de todo o país estão jogando esses games por longos períodos e não percebem que isso pode matá-los".

Tudo começou quando Chris estava em uma entrevista de emprego e contou a um amigo que estava sentido dores no tórax. Ele disse que acordou no meio da noite com uma "sensação estranha" no peito e uma frequência cardíaca incrivelmente baixa, embora tenha voltado ao normal depois.

David conta que logo depois da entrevista, começou a sofrer novamente: "ele deixou cair um pacote de goma de mascar e quando foi pegá-la, caiu para trás e começou a sofrer espasmos". Seu amigo chamou uma ambulância, mas os paramédicos não conseguiram salvá-lo.


Seu pai contou que Chris sentava-se entretido por horas em cada jogo: "Chris viveu por seu Xbox. Quando ele ganhava um jogo poderia jogá-lo por horas e horas a fio, às vezes 12 horas sem parar".

Abono salarial começa a ser pago a partir da próxima semana.

Quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2010 e recebeu, em média, até dois salários mínimos poderá sacar o abono salarial em agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil a partir de 11 de agosto.

O benefício é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há cinco anos e para aqueles que os empregadores tenham informado os dados corretamente à Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2010).

No último calendário de pagamento (2010/2011), mais de 18 milhões de trabalhadores foram identificados como beneficiários. O valor do abono é de um salário mínimo (R$ 545) e eles terão até o dia 26 de junho de 2012 para fazer o saque.

O Ministério do Trabalho estima que 20 milhões de pessoas tenham direito ao abono salarial. O valor total dos benefícios pode chegar a R$ 10,9 bilhões.

Ônibus invade loja em SP.

Um ônibus invadiu uma loja na Rua Silva Teles, no bairro do Pari, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os dois sentidos da via estavam interditados por volta das 9h30.
Às 9h50, os bombeiros informaram que 14 pessoas tiveram ferimentos leves e foram levadas a pronto-socorros da região.

Banda Garota Safada pretende gravar novo CD em Natal.

A banda de forró Garota Safada pretende realizar no próximo dia 20, no vila folia, mais um show na capital potiguar. Conhecida do público potiguar, o grupo liderado pelo cantor Wesley Safadão e Marcia Felipe, pretendem aproveitar a oportunidade e gravar o novo CD da banda. O sexto volume da banda trará músicas inéditas, além de outras já consagradas pelo público.

Além do grupo, o show vai contar a presença da banda Monobloco e o do cantor baiano Tomate. Os pontos de venda de ingressos e local para aquisição ainda não foram divulgados.

Menos de 40% dos menores de 6 meses são alimentados exclusivamente com leite materno.

No primeiro dia da Semana Mundial da Amamentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira (1) que menos de 40% das crianças menores de 6 meses em todo o mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno.

De acordo com o órgão, mais de 170 países – incluindo o Brasil – celebram a data em uma tentativa de aumentar os índices. O aleitamento materno exclusivo constitui uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos.

De acordo com a diretora-geral assistente da OMS, Flavia Bustreo, a introdução ao leite materno logo nos primeiros dias de vida do bebê, o regime exclusivo nos primeiros seis meses e a permanência do alimento na dieta até pelo menos os 2 anos de idade podem reduzir em um quinto a morte de menores de 5 anos.

As manchetes dos jornais desta Segunda.

Globo: EUA:Obama anuncia acordo que evita calote
Folha: Obama anuncia acordo que evita calote nos EUA
Estadão: Concessionárias públicas lideram queixas no Procon
Correio: Obama fecha acordo para evitar calote
Valor: Só o projeto do trem-bala custa R$ 1 milhão por km
Estado de Minas: Impunidade à vista
Jornal do Commercio: Volta às aulas exigirá paciência no trânsito
Zero Hora: Colapso no Central força ida de presos para Charqueadas