Este ano volta a ser cobrado o processo de implantação do novo padrão brasileiro de plugues e tomadas de três pinos. Todos os eletroeletrônicos nacionais terão que estar adaptados.O modelo brasileiro foi desenvolvido para dar mais segurança.
A cavidade na tomada evita que alguém coloque sem querer o dedo onde existe corrente elétrica. No plugue dos aparelhos, também existe outro sistema de segurança em caso de curto-circuito. O que muita gente não sabe é que o pino do meio só é útil se na tomada tiver o chamado fio-terra, que ajuda a se proteger de um choque elétrico.
Os engenheiros-eletricistas alertam que muitas casas estão sendo construídas ou reformadas sem um dispositivo de segurança na tomada. Há dois anos, o mercado só pode vender as novas tomadas. Este ano começa uma nova fase da mudança. As fábricas e o comércio só poderão produzir e vender eletrodomésticos no país com plugues de três pinos. O Inmetro é o responsável por implantar a mudança e diz que existem soluções simples para esse período de transição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário