sábado, outubro 05, 2013

Brasil começa este ano teste para parapl[egico conseguir andar.

Imagem do exoesqueleto publicada no perfil de Nicolelis no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook/Miguel Nicolelis)
O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis anunciou que vai iniciar no Brasil, entre o fim de outubro e início de novembro, testes com humanos do exoesqueleto que, segundo o pesquisador, fará um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) durante o Seminário “Inovação: investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, promovido pela revista “Brasileiros”, em São Paulo.

Ele participou do encontro por meio de teleconferência, direto da Universidade Duke, nos Estados Unidos, onde está um dos laboratórios que desenvolve o exoesqueleto.

Segundo o pesquisador, cerca de cem cientistas dos Estados Unidos, da Europa e do Brasil trabalham no projeto “Andar de novo” (Walk Again Project). Nicolelis afirmou que pequenos testes já foram feitos com humanos, com partes do equipamento.

“No Brasil, eles [os testes] vão começar entre o fim de outubro e começo de novembro. Nós já testamos as articulações, motores e controle neural, e agora tudo isso está sendo montado, finalizado. Na simulação [o exoesqueleto] funcionou bem, mas agora o desafio é colocar a veste completa, com articulações e movimentos”, explicou o pesquisador.

Experimentos com voluntários serão realizados na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em São Paulo, onde também passará a funcionar até o fim deste mês um laboratório dirigido pelo brasileiro.

Segundo Nicolelis, dez pessoas já foram selecionadas e vão participar da nova fase da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário