sexta-feira, novembro 22, 2013

Preferir cerveja em garrafa ou lata é questão cultural. dizem especialistas.

Thinkstock
No Brasil, microcervejarias artesanais concentram sua produção de cervejas em garrafas

Cena em um supermercado: na prateleira, sua cerveja preferida é oferecida em latinhas e garrafas de vidro. Qual delas escolher? O sabor pode ser diferente em cada uma delas?

“Ao fazer um teste cego com uma mesma marca de cerveja oferecida em lata e em garrafa, a grande maioria das pessoas não vai conseguir distinguir uma da outra”, garante Marcelo Carneiro, fundador da Colorado, microcervejaria de Ribeirão Preto, que trabalha somente com garrafas.

“Uma cerveja de uma determinada marca tem a mesma receita, seja ela armazenada em lata, garrafa ou barril. Há uma pequena variação na quantidade de gás carbônico, pois, dos três, o barril é o mais resistente, e a lata, a menos”, explica a beer sommelière Cilene Saorin, que compartilha da opinião de que, sensorialmente, tais diferenças são quase imperceptíveis aos leigos.

Histórias de quem assegura encontrar sabores que vão além de pequenas nuances em uma mesma marca de cerveja em diferentes recipientes são comuns. Papo de boteco? Não necessariamente.

“Elas tendem a ser diferentes com o tempo porque cada embalagem tem uma melhor performance no que é de fato seu objeto primordial: preservar o produto contido nela”, conta Saorin. Trocando em miúdos, são as (más) condições de armazenamento que alteram o sabor original da bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário