sexta-feira, setembro 26, 2014

BRASIL TEM 3 MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL.

Aumenta o número de crianças e adolescentes com hipertensão arterial, a causa,  conforme afirmação de profissionais da saúde, é devido a maus hábitos diários como ingestão de alimentos industrializados com muito  açúcar, gordura  e sódio, e a falta de exercício físico.

A doença se tornou uma grande preocupação da SociedadeBrasileira de Hipertensão porque a estimativa é de que 5% da população com até 18 anos tenham hipertensão, ou seja  3,5 milhões de crianças e adolescentes. E em média  30% da população brasileira é hipertensa, chegando a mais de 50% na terceira idade.

 Os alimentos industrializados são  ricos em sódio, açúcar e gordura hidrogenada por isto devem ser evitados por crianças e adolescentes e até mesmo adultos, de acordo com a farmacêutica Natália Dias Ferreira, da Farmácia Sant’Ana. “Na verdade todos  alimentos industrializados têm alto teor de açúcar para agradar o paladar e o sódio para a manutenção.Eles podem causar alteração na corrente sanguínea”, advertiu.

A obesidade infantil  que já atinge mais de um terço da população de crianças e adolescentes no país e os índices continuam aumentando. Diante destes dados, a especialista chama a atenção para o fato de que mesmo as crianças e adolescentes que não tenham predisposição hereditária,  para a doença, mas se alimentam destes produtos: “ Se tiver sobrepeso passa a ter a predisposição”, alertou.

Para Ferreira é fundamental a participação da família para que estes jovens adquiram bons hábitos  “No caso das crianças e adolescentes, os hábitos dos pais influenciam muito nas escolhas dos filhos. A família tem que apoiar e servir de exemplo”, aconselhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário