sábado, setembro 27, 2014

Cresce número de doadores de órgãos no Rio Grande do Norte.

O aposentado Ubiratan Izaías, 59, realizou seu transplante de rins há seis meses. Desde então sua vida mudou. A rotina da homodiálise, feita três vezes por semana, foi substituída por atividades que ele pode planejar e executar sem a preocupação de precisar ir a um hospital a cada 48 horas para filtrar o próprio sangue. Em comemoração, Izaías decidiu levar a mensagem de conscientização e vestiu a camisa para pedir que mais pessoas possam doar seus órgãos e salvar mais vidas.

No Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado neste sábado (27), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) realizou a segunda edição da “Caminhada pela Vida”, com percurso entre o IFRN o Hemonorte, no Tirol, na zona Leste da capital.

“Temos o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse tema. Temos obstáculos, muitos obstáculos. A doação só ocorre se a família determinar. Por isso é importante que, em vida, a pessoa manifeste o desejo da doação”, pontuou Marcelo Bessa, secretário adjunto de Saúde.

O método tem dado certo. Segundo o adjunto da Sesap, a média de doadores no Estado subiu desde o último ano. O percentual era de 13,9% para cada grupo de um milhão de habitantes. Atualmente, esse índice é de 14,5%, acima da média nacional, que é de 13,5%.

No Rio Grande do Norte, são feitas captações dos seguintes órgãos:  rim, fígado, coração e córneas. Já as cirurgias de transplantes são de coração, rim e córnea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário