quarta-feira, fevereiro 25, 2015

DESCUIDO DA ADOLESCÊNCIA PODEM IMPACTAR A FERTILIDADE FEMININA.

(Foto reprodução/Google)

Apesar de toda informação disponível, hoje em dia, sobre sexo seguro e sexualidade, os descuidos das adolescentes ainda são muito comuns e podem interferir futuramente no planejamento familiar. Na opinião de Assumpto Iaconelli Junior, especialista em Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility Medical Group, os jovens se interessam muito pouco sobre prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

“Uma das doenças que mais acarretam alteração tubária e infecção pélvica é a clamídia.  Como um discreto corrimento é o único sinal de três em cada quatro casos, muitas jovens sequer se dão ao trabalho de procurar um médico. Apesar de comum, esse comportamento é altamente prejudicial para a saúde da mulher, já que pode impactar a fertilidade feminina. A obstrução das tubas uterinas é exemplo disso”.

Iaconelli afirma que 35% dos casos de infertilidade feminina estão relacionados a problemas tubários. “As infecções pélvicas estão entre as principais causas de obstrução das trompas, ao lado da endometriose e das aderências pós-cirúrgicas. Trata-se de uma condição que pode ser diagnosticada através de um exame chamado histerossalpingografia. Realizado há mais de cem anos, esse raio-X contrastante ainda é a melhor opção para avaliarmos com detalhes as trompas, o canal endocervical e a cavidade uterina. Lamentavelmente, percebemos que muitos problemas poderiam ter sido evitados se uma conduta sexual mais cuidadosa tivesse sido adotada ainda no início da vida sexual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário