quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Sesap realiza curso de capacitação sobre testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, promove de hoje (25) até sexta-feira (27), uma capacitação para os profissionais da atenção básica do município de Extremoz com o objetivo de formar e atualizar multiplicadores para a implementação do diagnóstico do HIV e triagem da sífilis e Hepatites Virais utilizando metodologia rápida e aconselhamento.

O I Curso de Capacitação para Executores do Uso dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Atenção Básica, tem como piloto o município de Extremoz, e irá constituir uma rede de profissionais para realização do teste nas nove unidades básicas de saúde do município e no hospital local.

Durante os três dias do curso os participantes terão exposições dialogadas, aulas práticas e, no último dia do curso, participam de uma ação do teste rápido “Fique Sabendo” em Unidade Básica de Saúde

“O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução das taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita. Sendo assim, verifica-se a necessidade de que as equipes de Atenção Básica realizem os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais. Esses testes rápidos estão inseridos no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam qualificar o cuidado materno-infantil”, explicou Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo programa estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.

De acordo com Sônia, além do teste rápido para HIV e sífilis, a perspectiva é de tornar mais acessível à população o diagnóstico das Hepatites Virais, que por meio do teste rápido de triagem para Hepatite B e C, diante de resultado positivo, realiza-se o exame confirmatório por meio de sorologia.

O curso é realizado em parceria com o Programa Estadual de Saúde da Mulher, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN), Hospital Giselda Trigueiro e secretarias de saúde dos municípios de Parnamirim, Macaíba e Santa Cruz. A expectativa é que cada Regional de Saúde também realize capacitações como esta em seus municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário