sexta-feira, agosto 07, 2015

Horta em casa? Escolha o melhor lugar.

Manter uma horta em casa pode parecer uma tarefa árdua se você é daqueles que consegue matar de sede até um cacto, mas com um pouco de prática dá pra cultivar uma mini fazenda aí na sua humilde residência.

Nós já mostramos as vantagens de se ter uma hortinha, mas agora seremos práticos e aprenderemos outros detalhes: onde plantar – afinal,  é isso que vai determinar o sucesso ou total fracasso da empreitada.

De um modo geral, vasinhos menores, que podem ser até de plástico são melhores para ervas e temperos, são perfeitos pra sua cozinha. Os vasos maiores de barro ou terracota, que são bem mais porosos, são ideias para evitar o encharcamento, sendo ótimos lugares para acomodar legumes pequenos, como tomatinhos.

A melhor escolha que você pode fazer é procurar por vasos que sejam um meio termo entre muito profundo e um muito raso, como, literalmente, qualquer recipiente que você conseguir achar em casa, separamos vários exemplos.

1. Bota a cara no sol!

varanda_sossolteiros_vivadecora
O local escolhido tem que receber muitas horas de sol por dia. A escolha mais óbvia é usar a sua varanda, ou ainda um quintalzinho aberto, para acomodar a sua horta e cultivar ervas ou pequenos legumes. Veja o lugar onde o sol bate durante mais horas durante o dia e instale as plantinhas ali.

2. Tipo metrô

bancada_sossolteiros_vivadecora
Qualquer espacinho, já cabe mais um! Quem não tem a sorte de ter um espaço aberto em casa, pode aproveitar qualquer espaço na cozinha, na área de serviço, ou até uma parede vazia. O importante é que o espaço receba muitas horas de sol, preferivelmente pela manhã.

3. Já virou mocinha

horta_sossolteiros_vivadecora
Virou mocinha, então já pode dar umas voltinhas por aí. Se o teu apê é daqueles que o sol bate com hora marcada em uma frestinha fina, também não precisa se desesperar. Faça uma horta móvel! Deixe os vasos em uma cesta ou bandeja, assim você pode ir passeando com a hortinha, seguindo o sol enquanto ele passa pela sua casa.

4. Tudo pode ser, se quiser, será…

painel_sossolteiros_vivadecora
louça_sossolteiros_vivadecora
Agora se a dificuldade é onde plantar, você não tem muita desculpa. Como falamos acima, qualquer lugar que possa segurar um pouco de terra, pode virar um vaso. Se quiser investir em vasos especiais, ótimo! Senão, pode usar até a louça antiga que já perdeu o jogo ou cestinhas de colocar cartas. Fica muito charmoso e criativo!

5. Estilo Cátia Fonseca

garrafas_sossolteiros_vivadecora
Também dá pra brincar de Cátia Fonseca e reciclar garrafas pet. Se você tem dúvidas de como fazer, dê uma olhada aqui.

6. Estilo Ana Maria Braga

vertical_sossolteiros_vivadecora
Uma reciclagem mais “padrão globo” esse quadro de horta! Pede um pouco de habilidade manual para fazer um destes, mas o princípio é o mesmo. Você pendura as plantas e de quebra ainda ganha uma decoração bacana para a parede.

 7. Os hipsters também plantam

janela2_sossolteiros_vivadecora
Latinhas fofas e vintages de chá ou azeite podem virar vasinhos estilosos. Nesse caso é só fazer um buraquinho no fundo de cada uma pra que a água possa escorrer sem afogar sua plantinha.

8. Decoração D2

prateleira_sossolteiros_vivadecora
Marcelo D2 aprova a casa cheia de verdinhos! E nem precisa de muito, é só colocar os vasinhos lado a lado, fazer uma organização bacana com vasos do mesmo tom, um do lado do outro.

9. Lindo o cabelo dos seus ovos

ovos_sossolteiros_vivadecora
Nem só de legume e decoração precisa viver a sua horta, um pouquinho de ovo e bom humor não fazem mal a ninguém. Não estamos enganando nenhum bobo, plantinhas bem pequenas cabem muito bem na casca de ovo.

10. O que vem de cima não me atinge

teto_sossolteiros_vivadecora
Ter uma horta em casa é tão bacana que tem um monte de empresa apostando e desenvolvendo produtos justamente para quem quer ter os alimentos frescos, mas mora em apartamento.

É o caso do site gringo Sky Planter, que desenvolveu esses vasos que ficam pendurados, fazendo a gravidade agir a nosso favor! Dá ou não dá um toque de muita personalidade pra nossa casinha?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário