sexta-feira, outubro 06, 2017

Circular da UFRN terá novo quadro com novos horários a partir deste sábado; confira.

A partir deste sábado (07) o Circular da UFRN vai ganhar novos horários. A medida faz parte da série de melhorias implantadas pela Prefeitura do Natal no sistema de transporte da instituição.

De acordo com Clodoaldo Cabral, secretário adjunto de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), estes novos horários marcam o final do período de testes. “Nós observamos o funcionamento do sistema durante todos os três meses de teste, realizando os ajustes mais emergenciais. Depois da realização de pesquisas para identificar a utilização do sistema, nós agora vamos implantar estes novos quadros de horários, que serão definitivos”, explica o secretário.

Segundo a pasta, os ajustes emergenciais realizados foram à ampliação de viagens no horário do almoço – inclusive com viagens dos Expressos indo até o Restaurante Universitário–, ajuste do horário de saída da segunda viagem do Direto e Inverso no Terminal do RU para atender os estudantes da residência, implantação de ônibus com maior capacidade, inclusive com três portas, e melhoria na sinalização no entorno da parada ao lado do Via Direta.

Nesta atual fase da melhoria, novos quadros de horários serão implantados – onde foram ajustadas as viagens como forma de distribuir melhor os usuários e padronizado os horários de partidas em horas cheias para facilitar a memorização dos horários pelos estudantes– e implantado o sistema wifi na Parada do Circular da UFRN (ao lado do Via Direta).

Além disso, o itinerário do circular aos sábados vai ser alterado para atender melhor os estudantes. De acordo com a STTU, a ida e a volta passam a ser pelo Anel Viário da instituição, haja vista que as aulas ocorrem principalmente nos setores mais próximos da via.
“Vale ressaltar que todas estas mudanças foram realizadas em parceria com a Reitoria da universidade, o Sindicado das Empresas de Ônibus [SETURN] e o professor Rubens Ramos, do Departamento de Engenharia Civil da UFRN e também ouvindo as solicitações e sugestões dos estudantes”, ressalta Clodoaldo Cabral.

ESTUDANTES APROVAM
Em pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, 79,1% dos participantes afirmam não ter nenhuma queixa do Circular. Já 45,5% acreditam que o transporte na universidade melhorou após a implantação dos Expressos e 54,5% querem que o serviço permaneça.

Já em relação ao circular Direto e Inverso, 47,9% colocam a superlotação como ponto a ser melhorado nas linhas. Para Clodoaldo Cabral, “a situação destas duas linhas vai melhorar com o novo quadro de horários, que está considerando o horário de saída dos alunos da aula e distribuindo melhor os usuários entre os ônibus”.

O vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou que a preocupação da STTU vem de encontro à preocupação da atual gestão da universidade. “Percebemos que foi uma decisão acertada da Secretaria a criação desta nova modalidade de trajeto. Contudo, precisamos agir para melhorar as deficiências que os usuários apontaram. A presença do secretário adjunto é importante também, pois temos proposições para contribuir neste serviço, como estudos para reordenamento do local de paradas, criação de retornos adicionais que deem maior eficiência ao trajeto realizado e propiciem maior fluidez também”, enumerou.

Segundo a Proae, 4.033 estudantes foram entrevistados na pesquisa, que foi coordenada pelo professor Francisco de Assis Medeiros da Silva, do Departamento de Estatística.

VEJA OS NOVOS HORÁRIOS E O NOVO ITINERÁRIO NO SÁBADO: http://bit.ly/2uAZ60f

Nenhum comentário:

Postar um comentário