terça-feira, novembro 21, 2017

Atentado suicida deixa pelo menos 50 mortos na Nigéria.

Pelo menos 50 pessoas morreram nesta terça-feira (21) em atentado suicida em uma mesquita no Nordeste da Nigéria, na região de Adamawa, informaram à Agência EFE fontes policiais.

Suspeita-se que o autor do ataque, um adolescente, era membro do grupo jihadista Boko Haram.

O atentado aconteceu em Dezala, uma comunidade de North Mubi, e o agressor era um desconhecido para a população da região, disse à Agência Efe um porta-voz policial em conversa telefônica.

Os ataques suicidas aumentaram nos últimos meses no nordeste da Nigéria apesar de os terroristas terem sido alvo de diversas operações feitas pelas forças de segurança.

Em represália, os terroristas adaptaram seus ataques a lugares considerados pontos fracos, como os locais de oração, escolas e campos de deslocados. Também são frequentes as emboscadas a comboios militares.

Na semana passada, um quádruplo atentado suicida em uma mesquita deixou quase 20 mortos na região de Borno (também no nordeste).

Boko Haram, que significa em línguas locais "a educação não islâmica é pecado", luta por impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

O grupo adquiriu notoriedade internacional, inclusive antes de se proclamar braço do Estado Islâmico (EI) na África, ao declarar seu próprio califado islâmico no Norte da Nigéria.

Mais de 20 mil pessoas morreram desde o começo da insurgência jihadista na zona em 2009 e cerca de 1,9 milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas, segundo números da Organização das Naçoes Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário