segunda-feira, novembro 20, 2017

Tratamento inovador auxilia no combate à obesidade.

O consumo excessivo de alimentos atrelada a ausência da prática regular de atividades físicas são uns dos maiores vilões da saúde no Brasil. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso. A prevalência da obesidade passou de 11,8%, em 2006, para 18,9% em 2016. Brasileiros de 25 a 44 anos de idade engrossam a estatística. Cerca de 20% desse público possui a doença, uma das causadoras do diabetes e da hipertensão.

“Doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida do indivíduo e podem levar a morte”, ressalta a médica da Clínica Emagrecer, Fabíola Melo, especialista em Metabologia, subárea da endocrinologia, que analisa as transformações energéticas regidas pelo consumo de alimentos.

Para seguir na contramão da obesidade, pessoas diagnosticadas com excesso de peso procuram por tratamentos de emagrecimento para abolir a “gordurinha” de maneira saudável. É o caso do carateca Adílio Cortez, de 17 anos, que depois de fazer, sem êxito, dietas da internet, buscou por ajuda profissional e golpeou a balança ao perder 14 quilos. O resultado deverá fazer diferença durante a participação do atleta no Campeonato Panamericano de Karatê 2017, que começou na última terça-feira (21) e segue até sábado (25), em Lima, Peru. “É uma vitória muito grande, porque eu tinha muita dificuldade de emagrecer, até devido a minha ansiedade. Aliado aos treinos sigo com o tratamento apenas para manter o peso atual”, diz o potiguar que integra as seleções norte-riograndense e brasileira da modalidade.

O procedimento feito por Adílio chama-se ReduttiSlim, um dos mais procurados em Natal, e consiste em descobrir os fatores que dificultam a perda ou contribuam para o ganho de peso, que podem estar associados a fatores alimentares, metabólicos, hormonais, familiares ou psicológicos. Em adultos, são feitas cinco aplicações de enzimas lipolíticas e cinco infrared – manta térmica – de alta potência no tratamento da gordura localizada e aumento no metabolismo, responsável por auxiliar no processo de emagrecimento. Todo o tratamento dura cinco semanas, a partir da primeira consulta, em duas sessões semanais.

Para as crianças e adolescentes, o procedimento tem o objetivo de entender e auxiliar no processo de reeducação alimentar, além de contar com aplicação da manta térmica. São seis semanas, a partir da consulta, com frequência de uma a duas vezes por semana de acordo com a indicação. “Em ambos os métodos, os pacientes têm acompanhamento médico, onde é projetado um protocolo individual, espécie de plano alimentar, provocando resultados positivos no paciente. Vale lembrar que é sempre muito importante associar o tratamento com exercícios físicos para uma vida mais saudável”, complementa a Dra. Fabíola Melo.

Trabalhando em ritmo frenético, a representante comercial Débora de Castro, de 42 anos, percebeu que estava acima do peso após tentar vestir uma calça e não conseguir fechar o zíper. Em seis meses, Débora engordou 10 quilos. “Foi quando a ficha realmente caiu e vi que precisava mudar meus hábitos alimentares. Depois de iniciar o tratamento, perdi nove quilos e me sinto motivada para fazer exercícios. Daqui em diante é vida nova”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário