quinta-feira, março 08, 2018

Cresce interesse feminino por ocupações industriais

A presença de mulheres nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e de Manutenção de Máquinas Pesadas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) dobrou de 2016 para 2017. No mesmo período, o volume de alunas no curso de Manutenção de Aeronaves aumentou em 72%. Os números refletem o crescimento do interesse feminino por ocupações industriais.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, em 20 anos, houve um aumento de 19,4% no número de trabalhadoras no setor produtivo. Em paralelo, o levantamento indica que as mulheres também estão buscando qualificação e espaço em áreas de predominância masculina, como Tecnologia da Informação, Mecânica e Construção Civil.

No ano de 2017, o SENAI ofertou 84 diferentes cursos técnicos. Segurança no Trabalho, Logística e Administração lideraram o ranking da procura feminina, respondendo por 31,7% do total de matrículas das alunas. Mas entre os dez cursos mais buscados pelas mulheres também estavam Edificações, Informática, Eletrotécnica, Mecânica e Eletromecânica.

Apesar da procura, ainda há amplo espaço para o crescimento da presença feminina. Nas salas de aula de Edificações e Informática, três em cada dez estudantes eram mulheres. Nos cursos de Eletrotécnica, Mecânica e Eletromecânica, as mulheres responderam por apenas 10% das turmas.

O SENAI defende a inserção cada vez maior das mulheres na educação profissional e no mercado de trabalho. “O equilíbrio de gênero é fundamental para a evolução das organizações. Uma equipe heterogênea apresenta ideias e visões diferentes para projetos e ações, o que impacta em melhores índices de inovação e de competitividade”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário