terça-feira, maio 15, 2018

Currais Novos/RN sedia 21ª ExpoNovos neste fim de semana

O município de Currais Novos sedia neste fim de semana (18 a 20), a 21ª ExpoNovos, exposição agropecuária que vai reunir mais de mil animais, entre bovinos, caprinos e ovinos, no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. O evento que já faz parte das festividades da região Seridó aquece a economia local e entorno, com comercialização de produtos e serviços. Entre os destaques da programação estão Torneio Leiteiro, Ordenha, Julgamento e Leilão de Animais, com condições facilitadas de pagamento.

A ExpoNovos faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras, realizada pelo Governo do RN, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, em parceria com o Governo Cidadão/Banco Mundial, Prefeitura de Currais Novos e associações de criadores. O evento conta também com feirinha de artesanato, apresentações culturais, cursos, palestras e shows musicais.

A Agência de Fomento do RN e os bancos do Brasil e do Nordeste estarão oferecendo linhas de crédito especiais para compra e financiamento de animais. O Idiarn vai proferir palestra sobre a Vacinação Contra a Brucelose Animal, já a Seara sobre Crédito Fundiário para Jovens Rurais. A Emparn também participa do evento com distribuição de mudas de palmas forrageiras, além de amostras de sementes de culturas desenvolvidas pela empresa de pesquisa, como feijão, milho e sorgo. A Empresa promove também a palestra Tecnologia de Cultivo de Palma.

A Emater/RN ministrará as palestras Piscicultura – da Construção ao Manejo, e Produção de Feno e Ensilagem. A instituição terá um estande para exposição das principais atividades desenvolvidas no meio rural naquela região. O Sistema Faern/Senar promoverá durante toda esta semana (14 a 18), o curso Inclusão Digital – Excel, voltado a jovens que estão cursando o ensino médio, além do curso Palma na Culinária Nordestina, este direcionado a adultos, a partir dos 18 anos. Todos os cursos terão entrega de certificados.

Programação
Segunda a Sexta (14 a 18)
Curso de Inclusão Digital – Excel (20h);
Palma na Culinária Nordestina (30h).

Sexta-feira (18)
Até às 12h – Entrada de animais no Parque;
13h – Pesagem e mensuração dos animais;
17h – Torneio Leiteiro – bovinos e caprinos
18h – Nivelamento de animais;
20h – Abertura oficial;
22h – Apresentação cultural.

Sábado (19)
06h – Primeira Ordenha;
08h – Início do julgamento de caprinos e ovinos;

PALESTRAS
8h30 – Vacinação Contra a Brucelose Animal – Idiarn;
9h15 – Piscicultura – da construção ao manejo – Emater/RN;
10h – Julgamento de Animais;
10h – Crédito Fundiário para Jovens Rurais – Seara;
10h45 – Produção de Feno e Ensilagem – Emater/RN;
12h – Almoço;
13h – Tecnologia de Cultivo de Palma – Emparn;
14h – Entrega dos certificados dos cursos Inclusão Digital – Excel, e Palma na Culinária Nordestina;
18h – Segunda Ordenha;
20h – Leilão de Animais;
22h – Apresentação Cultural.

Domingo (20)
06h – Terceira Ordenha;
11h30 – Resultado do Torneio Leiteiro;
12h – Encerramento – Entrega da Premiação e Saída dos Animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário