quinta-feira, março 28, 2019

Crianças com Microcefalia do RN ganham Projeto da Universidade Paulista.

A região Nordeste é a que concentra o maior número de casos de crianças com microcefalia, o que vem chamando atenção de especialistas como a Professora Doutora Cristina Ortolani que desde a semana passada está em Natal para pesquisar as condições bucais das crianças com microcefalia nascidas no Rio Grande do Norte.

“ Até agora o que me chamou atenção é que as crianças com microcefalia que consultamos aqui, não apresentaram ausencia de dentes nesta primeira dentição. Mas todas as outras questões funcionais são preocupantes e precisam ser tratadas”, ressaltou a Dra. Cristina, professora titular da Universidade Paulista.

Ao todo já foram examinadas 120 crianças nos estados de Alagoas, Bahia e Ceará e, em todos os casos, foi constatado que a parte funcional da face dos portadores de microcefalia é alterada. A maioria fica com a boca aberta, tem a língua baixa, a musculatura labial é flácida, o céu da boca é estreito e as crianças rangem muito os dentes.

Com agenda de retorno à capital potiguar marcada para o mês de maio, os pesquisadores retornarão para consultar outras crianças e testar a implantação do aparelho funcional nas que já foram examinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário