quarta-feira, março 27, 2019

Na esteira da crise no MEC, coordenador do Enem pede demissão.

O economista e engenheiro Paulo César Teixeira, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediu demissão do cargo. Ele entregou sua carta de exoneração nesta quarta-feira (27). 

É a segunda baixa no instituto em meio à crise que se arrasta no Ministério da Educação (MEC).

Teixeira afirmou ao GLOBO que tomou a decisão após o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, ser demitido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.
Com a exoneração a pedido de Teixeira, está vaga a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, uma das mais importantes áreas da autarquia, que tem o Enem entre suas atribuições.

A crise na Educação, até então concentrada no ministério, chegou ao Inep, uma autarquia vinculada à pasta que faz as avaliações de larga escala no Brasil, como o Enem, o Sistema de Avaliação da Educação Básica — com o qual se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — e exames de mensuração da qualidade do ensino superior.

Teixeira foi convidado por Marcus Vinicius para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep no lugar de Murilo Resende, seguidor do ideólogo da direita Olavo de Carvalho.

Resende, que já deu declarações ofensivas contra professores e defende o projeto Escola sem Partido, foi vetado para o cargo e acabou ganhando um posto no Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário