quinta-feira, março 28, 2019

PF investiga se passageiros presos com 300 kg de cocaína em navio de luxo são 'mulas' do narcotráfico.

A Polícia Federal investiga se os 16 passageiros do navio Costa Favolosa, flagrados com aproximadamente 300 kg de cocaína divididos entre as bagagens, foram contratados por narcotraficantes internacionais e se integram uma organização criminosa. O grupo foi preso após embarcar no navio no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

O flagrante ocorreu na quarta-feira (27), na última escala da embarcação no cais santista nesta temporada de cruzeiros. A suspeita inicial é que traficantes tenham utilizado os passageiros como "mulas", uma vez que cada preso também estava com quantia igual ou superior a U$ 1 mil, que seria o adiantamento pelo serviço ilícito de transporte à Europa.

O G1 apurou que as abordagens ocorreram a bordo, depois que os envolvidos já tinham despachado as malas e passado pela segurança do terminal, cujos protocolos assemelham-se aos de um aeroporto. A Costa Cruzeiros informou que foram os próprios agentes do navio que identificaram as bagagens com a droga durante fiscalização. 

Entre essas ações de segurança a bordo, estão o exame das malas e outros pertences despachados em equipamentos que usam métodos não invasivos, como escâneres. Depois de constatado o ilícito, a Polícia Federal foi imediatamente acionada e montou uma operação juntamente com os oficiais do navio para identificar os suspeitos.  

Os passageiros foram localizados em áreas diversas da embarcação, fora das respectivas cabines, uma vez que as suítes ainda não tinham sido liberadas para acomodação. Tratam-se de 10 brasileiros, três franceses e três belgas. São oito homens e oito mulheres. Os nomes não foram informados, mas a idade média é inferior a 30 anos.

Em cada bagagem recolhida havia entre 16 e 17 tabletes de cocaína no estado mais puro da droga, o que caracteriza o "tipo exportação". O destino desse carregamento, segundo a Polícia Federal, era a Europa, uma vez que o navio tem escalas finais previstas na Espanha e na Itália. Antes disso, o cruzeiro passa ainda por mais três portos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário