quinta-feira, junho 04, 2020

Comércio varejista no país eleva em 4.0% a provisão para calotes

A piora do cenário econômico neste ano, que eleva o risco de calote por parte dos consumidores, levou as dez maiores varejistas de capital aberto do país a aumentarem em quase 40% os recursos destinados a cobrir as perdas com inadimplência.

Identificada nos balanços como provisão para devedores duvidosos, o montante passou de R$ 4,1 bilhões de janeiro a março de 2019 para R$ 5,7 bilhões no mesmo intervalo deste ano. Em relação ao quarto trimestre, a alta foi de 9%, mostra levantamento feito pelo Valor.

Para se chegar a esses números, foram analisadas notas explicativas de balanços das redes GPA, Carrefour, Renner, Riachuelo (Guararapes), Marisa, C&A, Magazine Luiza, Via Varejo, B2W e Lojas Americanas. Em valores, as maiores provisões pertencem a empresas que são donas de operações de crédito ao consumidor, como as redes de moda (Riachuelo e Renner) ou que controlam bancos próprios, como Carrefour.

A previsão para devedores é uma reserva de recursos para cobrir um eventual aumento de inadimplência de consumidores nos meses seguintes. Quanto maior o risco de calote, maior a provisão. O crescimento sinaliza falta de confiança da companhia em receber, no prazo previsto, pela venda feita ou pelo empréstimo já liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário