quinta-feira, maio 06, 2021

Destroços de foguete descontrolado chinês devem cair em território norte-americano.

A localização exata da queda do foguete chinês Long March 5B ainda é uma grande incerteza e, talvez, uma das maiores curiosidades da semana. Até o momento, estima-se apenas que os destroços devam cair no Oceano Pacífico, em território pertencente aos Estados Unidos

A localidade precisa, no entanto, ainda é incerta, segundo informações do jornal China’s Global Times, publicadas pelo portal G1. 

O Long March 5B foi lançado no dia 29 de abril para colocar em órbita o Tianhe, módulo principal da primeira estação espacial permanente da China.

Os detritos que cairão na Terra fazem parte do primeiro estágio do foguete, que possui cerca de 30 metros de comprimento, 5 metros de largura e 187 toneladas.

A trajetória do foguete está sendo rastreada pelo 18º Esquadrão de Controle Espacial dos EUA e a chegada dos destroços está prevista para acontecer por volta das 23h30 do sábado (8).

O órgão explicou que o ponto de entrada exato na atmosfera da Terra só pode ser determinado até poucas horas após sua reentrada. 

Especilistas desconsideram, no entanto, a possibilidade de o objeto causar danos em regiões habitadas, uma vez que maior parte dos destroços deva queimar na entrada da atmosfera. 

“Não é desprezível, pode acontecer, mas o risco de bater em você é incrivelmente pequeno”, disse o especialista do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard, Jonathan McDowell, em entrevista ao canal CNN. 

Ainda segundo o China´s Global Times, a rede de monitoramento espacial do país observa cuidadosamente a área da trajetória do foguete e tomará medidas para evitar danos aos navios que passam pela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário