quarta-feira, março 15, 2023

Ataques no RN foram motivados por exigência de 'regalias' para presos, diz secretário: 'Querem televisão e visita íntima'.

As ordens para os ataques criminosos registrados desde a madrugada de terça-feira (14) no Rio Grande do Norte foram motivadas por exigências de "regalias", como aparelhos de televisão e visitas íntimas, para presos do sistema penitenciário estadual. A afirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, na manhã desta quarta-feira (15).

Ainda de acordo com Araújo, as ordens teriam partido de dentro da Penitenciária de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado, localizada em Nísia Floresta, na Grande Natal. Uma facção criminosa é apontada como responsável pelos ataques.

Na terça-feira (14), o secretário de Segurança havia afirmado que as investigações iniciais apontavam operações policiais recentes como a causa dos ataques promovidos pela facção. O estado sabia da possibilidade dos ataques desde a tarde de segunda-feira (13). 

As ações criminosas abrangem prédios públicos, comércios, ônibus de transporte público e privado, carros de coleta de lixo, entre outros veículos. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas durante os ataques. 28 suspeitos foram presos e um morreu em confronto com a polícia, em Natal.

"Pela investigação, eles querem uma forma diferenciada de estar dentro dos presídios. O que está sendo cumprido é dentro da lei de execução penal, tudo dentro da lei, não existe nada além da lei, então vai ser mantida toda a estrutura como atualmente. Pelas reivindicações, eles querem televisão, querem sistema de iluminação, visita íntima, coisa que o sistema prisional não está atendendo porque está cumprindo a lei de execução penal", afirmou.

Um preso apontado como líder da facção criminosa foi transferido da penitenciária de Alcaçuz, nesta terça-feira (14), para um presídio federal. O secretário ainda afirmou que outros presos deverão ser transferidos ao longo desta quarta (15).

"Nós temos investigações, tanto da Polícia Civil, como da Polícia Federal e Ministério Público, de possíveis pessoas que estavam presas com esse líder da organização criminosa que foi transferido ontem à noite, de ter ordenado esses ataques. Ele estava preso em Alcaçuz, recebeu visitas e, pelas investigações, tem indícios de ele ter dado ordem para fazer esse tipo de ação", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário