sábado, julho 19, 2025

Octavio Guedes: 'Clã Bolsonaro tentou dois golpes e fracassou nos dois'.

O clã Bolsonaro tentou dar um golpe interno que deu errado porque o Exército brasileiro não aderiu. Agora, tenta um golpe com a ajuda de um governo do exterior — o de Donald Trump. Um golpe externo que também não prosperou e culminou em operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deu errado porque queriam uma ação direcionada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mas a investida acabou rendendo sanções econômicas ao Brasil, o que acabou unindo diversas frentes em prol da soberania nacional.

Além disso, o eleitor entendeu que o slogan bolsonarista "Deus, Pátria e Família" tem um significado diferente para o ex-presidente e seus filhos. Para eles: 

  • "Deus" é Trump, o todo-poderoso que quer mandar no legislativo e no judiciário brasileiro;
  • "pátria" é os Estados Unidos;
  • e "família" é só a deles, colocando os interesses pessoais de Bolsonaro acima de toda a nação.

Bolsonaro, com isso, se torna eleitoralmente cada vez mais tóxico. As provas da falha do golpe externo estão expostas. No campo jurídico, o STF foi pra cima do ex-presidente, determinou uso de tornozeleira eletrônica e impôs restrições.

No campo político, a tentativa prejudicou as pretensões eleitorais de Bolsonaro e até a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como mostra recente pesquisa Quaest sobre avaliação do governo Lula e com cenários para as eleições 2026. A medida também não muda o cenário global para Eduardo Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário