quarta-feira, dezembro 23, 2009

Casa de Apoio pode ser despejada


A Casa de Apoio a Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (CAAPVC/RN) está passando por sérias dificuldades financeiras. Fundada em fevereiro de 2008, a casa recebe pacientes do interior que venham a Natal em busca de tratamento médico. Entretanto, com uma dívida de R$ 4,8 mil junto à proprietária do imóvel alugado no Baldo, a CAAPVC/RN está em vias de ser despejada, segundo relato do presidente da entidade Marcos Belarmino(foto). Para reverter essa situação, ele está promovendo uma campanha para angariar fundos para o pagamento da dívida. Uma ação de divulgação e entrega de preservativos foi realizada na manhã de ontem no Alecrim, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A Casa de Apoio sobrevive unicamente de doações. Foi fundada com o intuito de acolher pacientes do interior do estado que busquem tratamento na capital. Com capacidade de recepcionar até 25 pacientes por mês, as dificuldades financeiras fizeram com que esse número caísse para apenas 10. "Fornecemos acolhimento e alimentação por até cinco dias para cada paciente, mas estamos com muitas dificuldades". A entidade conta ainda com a contribuição voluntária de uma psicóloga e uma assistente social. "Buscamos proporcionar uma vida melhor para esses pacientes, pois muitos são rejeitos pela família em razão do preconceito contra a doença".

Belarmino conta que a Casa tem como meta conseguir regularizar a sua documentação, de forma a ficar apta a receber repasse de verbas públicas. "Já iniciamos o processo, mas a burocracia é enorme. No Plano de Ações e Metas (PAM), existe uma verba destinada para as casas de apoio, mas precisamos estar regularizados para recebê-la". A regularização traria também a garantia do pagamento do aluguel para funcionamento da casa, uma preocupação a menos todos os meses. "A dona do imóvel está disposta a negociar a dívida e deixar que a gente continue na casa, desde que paguemos R$ 2 mil".
Serviço

Casa de Apoio a Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS

Onde: Rua Mermoz, 269, Baldo

Informações: 3611-1851 / 8802-5236

Nenhum comentário:

Postar um comentário