segunda-feira, janeiro 04, 2010

Vereadora de Natal propõe Dia do Deficiente Visual

Quatro de janeiro é o dia em que se comemora o bicentenário do nascimento de Luis Braille, criador do sistema universal de escrita e leitura que leva o seu nome. A vereadora de Natal, Júlia Arruda (PSB) apresentou uma proposta que foi aprovada pela Câmara para quatro de janeiro ser o Dia do Deficiente Visual em Natal.

De acordo com a vereadora, a iniciativa irá ensejar a discussão a respeito dos direitos dos cidadãos que possuem algum tipo de deficiência visual. “Queremos a um só tempo integrar essas pessoas na sociedade e também homenageá-las, já que são vencedores, pois superam barreiras diariamente no seu cotidiano, realizando funções além das suas capacidades e se deparando com a falta de infra-estrutura na nossa cidade”, ressaltou.

No Dia do Deficiente Visual, as entidades públicas e privadas ligadas à causa irão promover ações cujo intuito é fortalecer os direitos das pessoas portadoras de deficiência visual, assim como a sua inserção no mercado de trabalho.

Outra linha que será trabalhada na data comemorativa é a divulgação de informações e campanhas educativas junto à população sobre como prevenir a cegueira.

Se a lei for sancionada, uma das metas é incentivar a produção de textos informativos e oficiais do Executivo em braille e lutar pela criação de cursos de capacitação específicos para profissionais que atuem diretamente na educação e reabilitação das pessoas cegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário