quinta-feira, abril 15, 2010

EUA projetam levar o homem a Marte até 2035


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estabeleceu nesta quinta-feira (15) um novo curso para o futuro das missões espaciais americanas, com o plano de enviar astronautas à órbita de Marte por volta de 2035.

Obama tentou responder à forte onda de críticas contra seu plano para missões espaciais, dizendo, diante de uma plateia formada por funcionários da Nasa (agência espacial dos EUA), estar "100% comprometido" com a missão e o futuro da instituição.

– Como presidente, acredito que a exploração espacial não é um luxo, não é uma reflexão tardia na busca da América por um futuro mais esplendoroso. É parte essencial desta busca.

O presidente americano fez uma visita relâmpago ao coração da indústria espacial americana, em Houston, no Texas, após receber duras críticas pela decisão de descartar o custoso projeto Constellation, criado para levar astronautas americanos de volta à Lua até 2020. Obama, que estava acompanhado do astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar em solo lunar, disse que sua administração injetará mais US$ 6 bilhões (R$ 10,5 bilhões) no orçamento da Nasa nos próximos cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário