quarta-feira, setembro 22, 2010

Helder Macedo lança o Livro "Carnaúba dos Dantas: raízes, fragmentos e história" ‏

Foi pensando na preservação da história e da memória local que produzimos esse livro sobre Carnaúba dos Dantas e para os carnaubenses, principalmente. Ele não tem a missão de responder a anseios acadêmicos, mas, tão somente, o de informar e dar a conhecer aos carnaubenses – e seridoenses, de maneira geral – sobre o processo histórico que culminou na construção, gradativa, do território de Carnaúba dos Dantas.

A abordagem que fazemos no livro, portanto, ora é tradicional, ora é descritiva. O objetivo do livro, pois, reconstituir o processo que levou à formação sócio-histórica do território de Carnaúba dos Dantas. Os dois primeiros capítulos tratam do passado antes da chegada dos colonizadores luso-brasílicos.

Três outros capítulos dedicam-se a examinar como o território que hoje chamamos de Carnaúba dos Dantas foi atravessado pelo movimento de expansão da pecuária a partir do começo do século XVIII, resultando na edificação de diversas fazendas de criar gado ao longo do riacho/rio Carnaúba. Os três últimos capítulos da obra centram suas atenções no território onde nasceria a paisagem urbana de Carnaúba dos Dantas: o sítio, a povoação e a vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário