segunda-feira, setembro 26, 2011

Frutas e vegetais reduzem o risco de alguns tipos de câncer colorretal.

De acordo com um estudo publicado no jornal da American Dietetic Association, o consumo de frutas e vegetais reduz o risco de determinados tipos de câncer colorretal. Couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor e brócolis foram associados à diminuição de incidência de tumores no cólon proximal e distal. Já a maçã foi relacionada a um risco menor de câncer no cólon distal.

- Frutas e vegetais têm sido examinados extensivamente em pesquisas nutricionais relacionadas ao câncer colorretal, mas seus efeitos preventivos têm sido objeto de debate, provavelmente por causa das subdivisões no intestino - acredita o coordenador da pesquisa, professor Lin Fritschi, chefe do departamento de Epidemiologia no Instituto de Pesquisa Médica do Oeste da Austrália, que junto com a Universidade de Deakin investigou a ligação entre frutas, vegetais e três tipos de câncer em diferentes partes do intestino: cólon proximal, distal e câncer de reto.

O estudo incluiu 918 participantes com casos confirmados de câncer colorretal e 1021 participantes do grupo de controle sem histórico do tumor. Todos responderam a questionários clínicos e nutricionais, com dados socioeconômicos baseados em seus endereços.

A conclusão dos autores foi que, "do ponto de vista de saúde pública, é mais fácil traduzir uma análise baseada em recomendação dietética do que usar a ingestão de um único nutriente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário