segunda-feira, maio 28, 2012

Preço do álcool nas usinas cai 3% na última semana.

Apesar de uma produção menor neste início da safra, o preço do álcool combustível (etanol hidratado) registrou queda nos preços pela terceira semana consecutiva em São Paulo, o principal estado produtor do Brasil. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador semanal Cepea/Esalq revela que o preço nas usinas, sem impostos, caiu para R$ 1,1089 por litro na sexta-feira. Trata-se de um recuo de 3,03% em relação a semana anterior.

Em relatório, a Cepea disse que as usinas vêm ofertando o combustível para gerar receita, mas o interesse de compra das distribuidoras têm sido pequeno devido à relação de preços com a gasolina. O etanol hidratado enfrenta concorrência da gasolina, já que os veículos flex podem abastacer com os dois combustíveis, e a Petrobras tem segurado os preços da gasolina. Já os preços do álcool anidro (que é misturado à gasolina) apresentaram alta na última semana de 1,59%, chegando a R$ 1,3413.

No acumulado da safra até 15 de maio, a produção total de álcool (anidro e hidratado) diminuiu 39,28%, alcançando 1,32 bilhão de litros, contra 2,17 bilhões de litros verificados na safra anterior, segundo a Unica, entidade que reúne a indústria do centro-sul.

A ocorrência de chuvas na região centro-sul neste início de safra tem atrasado o início das atividades em algumas usinas e limitado o ritmo de moagem em outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário